domingo, 11 de setembro de 2011

Eucaristia é uma necessidade e uma alegria

As celebrações da santa missa e a adoração eucarística em diversas localidades da região italiana das Marcas caracterizaram, na manhã desta segunda-feira, o terceiro dia do XXV Congresso Eucarístico Nacional italiano. Iniciado no último sábado, o importante evento eclesial prosseguirá até o próximo domingo, dia 11, em Ancona e nas dioceses sufragâneas.

Trata-se de um evento de comunhão para toda a Igreja italiana, que nestes dias recebe em Ancona milhares de fiéis. O Congresso, que tem como tema "Senhor, a quem iremos? A Eucaristia para a vida cotidiana" (Jo 6, 68), terá como ponto alto a solene celebração eucarística, programada para o próximo domingo, dia 11, presidida por Bento XVI na área do canteiro naval de Ancona.

A pergunta que o Apóstolo Pedro dirige a Jesus no Evangelho de João "Senhor, a quem iremos?" permanece sendo, após dois mil anos, a questão central da vida dos cristãos. Também hoje o caminho dos fiéis encontra na Eucaristia, Paixão de Deus pelo homem, o fermento de novidade em todos os aspectos da cotidianidade.

"A Eucaristia torna possível, dia após dia, a progressiva transfiguração do homem chamado por graça a ser a imagem do Filho de Deus" – escreve o Papa na Exortação apostólica pós-sinodal Sacramentum Caritatis.

"Não há nada de autenticamente humano – pensamentos, palavras e obras – que não encontre no Sacramento da Eucaristia a forma adequada para ser vivido em plenitude." Precisamos desse Pão para enfrentar "as fadigas e os cansaços da viagem" – afirmou o Santo Padre durante a homilia pronunciada em Bari – Sul da Itália – em 29 de maio de 2005, por ocasião do XXIV Congresso Eucarístico Nacional italiano.

"Participar da celebração dominical, alimentar-se do Pão eucarístico e experimentar a comunhão dos irmãos e das irmãs em Cristo é uma necessidade para o cristão, é uma alegria. Assim o cristão pode encontrar a energia necessária para o caminho que devemos percorrer toda semana. Ademais, um caminho não arbitrário: o caminho que Deus nos indica em sua Palavra encontra-se na direção inscrita na própria essência do homem."

"Seguir a Palavra de Deus, caminhar com Cristo para o homem realizar a si mesmo; perder o caminho equivale perder a si mesmo." O Senhor – acrescentou o Papa na missa de conclusão do Congresso Eucarístico realizado em 2005 em Bari – não nos deixa sozinhos nesse caminho, mas está conosco e nos ama:

"Na Eucaristia Cristo está realmente presente entre nós. A sua presença não é uma presença estática. É uma presença dinâmica, que nos alcança para fazer-nos seu, para assimilar-nos a si."

O Cristo que encontramos no Sacramento da Eucaristia é o mesmo na Europa como na América, na África, na Ásia e na Oceania:

"É o único e mesmo Cristo que está presente no Pão eucarístico de todo lugar da terra. Isso significa que nós podemos encontrá-lo somente junto com todos os outros. Podemos recebê-lo somente na unidade."

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário