quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Grã-Bretanha recorda visita de Bento XVI

Durante três dias, em meados de setembro, os fiéis católicos do Reino Unido se reunirão não somente para comemorar o primeiro aniversário da histórica visita de Bento XVI, mas também para compartilhar com os outros a maneira como a visita afetou suas vidas e levou ao aprofundamento na fé.

Em uma entrevista concedida a ZENIT, Clare Ward, assessora da Missão Local, da Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales, contou que estas comemorações terão início em 16 de setembro e terminarão no domingo, dia 18. Também contou algumas histórias edificantes que outras pessoas compartilharam com ela, sobre como suas vidas se transformaram desde a visita do Papa, no ano passado.

Como mudou o sentir dos católicos do Reino Unido desde a visita do Santo Padre, no ano passado?

Clare Ward: A visita do Papa ao Reino Unido teve um impacto muito positivo e profundo na comunidade católica da Inglaterra e País de Gales. Muita gente comentou que se sentiu renovada em sua fé e em sua identidade católica. Durante sua visita, o Santo Padre nos convidou a unir-nos a ele com a oração pública e o testemunho. Nos últimos meses, as pessoas têm comentado que sentem uma confiança nova na hora de compartilhar sua fé com a família, vizinhos e amigos.

Para apoiar esta nova confiança, a Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales retomou um programa de continuidade chamado “Alguns propósitos definidos”, para capacitar e incentivar as pessoas a continuar respondendo às palavras do Santo Padre. O programa inclui um amplo leque de atividades para apoiar a missão local: recopilação das histórias de conversão, testemunhos de fé, recursos multimídia para a missão, organização de uma conferência para apoiar as pessoas a chegar aos católicos não-praticantes e muito mais.

O programa foi criado a partir do conteúdo dos discursos, homilias e catequeses que o Papa realizou no Reino Unido; também contém alguns dos ensinamentos do Beato John Henry Newman, que foi beatificado em Birmingham durante a visita do Papa.

Que tipo de atividades foram planejadas para esta comemoração?

Clare Ward: Para comemorar o aniversário de 17 de setembro, as famílias e paróquias foram convidadas a reunir-se para celebrar juntas, talvez com um almoço, um tempo de oração, fotos e partilha das lembranças favoritas.

O dia 18 de setembro é o domingo da Missão Local, quando a comunidade católica reza, reflete e apoia o trabalho de evangelização da Inglaterra e País de Gales através de uma coleta anual.

Nesse dia, será celebrada uma Missa de Ação de Graças em Westminster, que será concelebrada pelos bispos da Inglaterra e País de Gales.

Além disso, coincidindo com o fim de semana do aniversário, o dia 16 de setembro será o restabelecimento da prática da Sexta-feira de Penitência na vida dos fiéis como um distintivo claro na identidade dos católicos.

Qual foi a resposta à petição de Dom Kieran Conry para que as pessoas compartilhassem suas experiências pessoais desde a visita do Papa?

Clare Ward: Durante o verão, houve uma resposta muito motivadora... Neste momento, estamos realizando uma seleção delas para divulgar online. Por exemplo, Paul, de Plymouth, escreveu: “Foi uma experiência maravilhosa para mim. O silêncio durante a consagração foi incrível. Sempre lembrarei disso, pois me faz pensar em quando Cristo alimentou cinco mil pessoas; deve ter sido uma experiência similar”.

A família Plummer, do sudoeste da Inglaterra, disse: “A beatificação do cardeal Newman foi impressionante, e a Missa foi belíssima. Particularmente comovente foi ver filas de sacerdotes saindo para dar a comunhão. O evento foi uma experiência tão maravilhosa, edificante, renovadora e fortalecedora! Afirmou nossa identidade como católicos”.

James Finnegan (16 anos), de Liverpool: “Estar presente nesta ocasião tão importante supôs um despertar do meu coração e me deu um sentido de orgulho da minha fé católica. Ao voltar à igreja de St. Margaret Mary, de Liverpool, fui capaz de compartilhar esse orgulho e alegria com os demais fiéis da minha paróquia, falando da minha experiência na Missa dominical”.

Clare de Weybridge contou: “Refletindo hoje, acho que o que tornou a visita do Papa tão especial foi a sensação de encontro, ser dirigidos e incentivados a aprofundar na nossa relação com Deus, reconhecendo que Ele tem um desejo e um propósito para cada um de nós. O desafio que temos agora é continuar buscando esse encontro”.

O lema deste ano, para o Domingo da Missão Local, é “Vento fresco em nossas velas”. Deu-se este fruto nos católicos do Reino Unido durante esse tempo?

Clare Ward: Dom Kieran Conry, presidente do Departamento para a Evangelização e a Catequese, da Conferência Episcopal da Irlanda, está incentivando todos a envolver-se nisso, dizendo: “Um ano (depois), somos convidados a refletir e a decidir o que vem agora. Inspirados pelas palavras e pelo exemplo do Santo Padre, os bispos da Inglaterra e País de Gales os convidam a içar suas velas e, guiados pelo Espírito Santo, buscar novas formas de compartilhar a alegria da sua fé a cada dia”.

As maneiras como as pessoas expressaram suas respostas à visita do Santo Padre foram muito criativas. Por exemplo, um diácono do noroeste da Inglaterra criou um site de apologética apelando à fé e à razão por escrito. Enquanto isso, os estudantes e a equipe de St Dominic's Sixth Form, en Harrow (Londres), dedicaram uma semana à fé em ação como resposta ao convite do Santo Padre... preocupando-se pela justiça social.

A visita do Santo Padre inspirou Alexander Claridge, de Weymouth, a responder ao convite do Papa e ir à Jornada Mundial da Juventude: “Voltei para casa dessa viagem sentindo que algo no meu interior tinha mudado... Percebi que ser católico implica em muito mais e não via a hora de me encontrar novamente com Sua Santidade em Madri, enquanto continuo explorando a minha fé”.

Na diocese de Middlesbrough, mais de 2 mil jovens se uniram para celebrar a educação católica que se centra no chamado a ser santos. Alunos (de diversas comunidades) se uniram na Assembleia Little Big, uma celebração que consiste em oração, louvor, cantos, danças, teatros e testemunho pessoal. O ato foi organizado como uma continuação da Assembleia Big, na qual o Papa esteve presente, quando se reuniu com crianças de todas as partes do país, recordando aos participantes que Deus quer simplesmente a nossa amizade e que nos convida a ser santos.

A visita provocou também que se falasse da Igreja no âmbito nacional, da sociedade e da ação social levada a cabo pela Caritas Social Action Network (CSAN), que organizou uma série de atos desde setembro passado. As atividades se inspiraram nas declarações do Papa sobre a construção de uma nova cultura de responsabilidade social. O primeiro ato, “Um esforço comum”, foi considerado o primeiro grande degrau de um programa para reimaginar e reforçar o trabalho da comunidade católica na Inglaterra e País de Gales. O ato reuniu 180 delegados de toda a diocese, além de outras agências independentes e projetos vinculados a um amplo leque de ações sociais.

Muitas outras histórias surgiram para testemunhar os frutos da visita do Papa ao Reino Unido. As graças recebidas são muitas. A visita foi uma experiência muito importante e agora tentamos içar nossas velas e construir sobre aquilo que recebemos.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário