quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Argélia: ajuda a uma igreja testemunhal

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) realizaram um notável esforço em ajuda à Igreja na Argélia, com o envio de 184.500 euros.

A Igreja da Argélia não conta com muitos fiéis nem com grandes obras de educação ou assistência aos mais necessitados, como em outras partes do continente africano, e tampouco pode fazer manifestações públicas, dada a situação do país.

Mas, como afirma Ompress, “é uma Igreja regada pelo sangue dos mártires: as missionárias agostinianas espanholas, assassinadas na noite de 26 de março de 1996, os monges de Tibhirine, do mosteiro de Nossa Senhora do Atlas, recordados no recente filme 'De deuses e homens' (…) e tantos outros”.

A Santa Sé e as POM estiveram sempre perto dessa Igreja, especialmente durante os últimos anos, tanto pela oração e o apoio aos missionários como pela cooperação econômica que torna possível a presença testemunhal nesta Igreja do Norte da África.

Neste ano, as POM enviaram às dioceses da Argélia 184.500 euros, destinados, em sua maior parte, ao sustento dos poucos bispos, sacerdotes e religiosos, mas também a encontros de oração e estudo inter-religioso.

Este é o objetivo, por exemplo, do encontro de oração que, no começo do próximo ano e durante uma semana, reunirá mais de 150 estudantes, seguindo o estilo de Taizé. “Não se pode amar nem respeitar o que não se conhece”, afirma Ompress.

A agência das POM recorda o cardeal Charles Lavigerie, arcebispo de Argel no final do século XX e fundador dos Padres Brancos, quem afirmava: “Amem a África pelas suas feridas ensanguentadas e pelos seus gritos de dor, pelos seus grandes homens e pelos seus santos”.

Em 1º de janeiro deste ano, uma igreja histórica na Argélia, Notre Dame d'Afrique, pôde reabrir suas portas, depois de três anos de reforma. A igreja esteve fechada durante os anos em que o extremismo islâmico semeou o terror no país – época que os argelinos chamam de “década negra” –, ainda que a estrutura também tenha sido muito danificada durante o terremoto de 2003.

As obras custaram cinco milhões de euros, doados pela União Europeia, a cidade de Marsella, os governos francês argelino e doadores privados.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário