terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Vietnã: ano jubilar termina com convite ao testemunho valente

O enviado do Papa às celebrações de encerramento do Ano Jubilar da Igreja no Vietnã encorajou os católicos do país a cumprirem seu dever como cidadãos e cristãos, sem medo de dar testemunho de seu amor por Jesus, como fizeram os mártires vietnamitas.

O prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Ivan Dias, presidiu uma Missa na Catedral de Hanoi no dia 7 de janeiro, em homenagem aos 117 mártires vietnamitas, segundo informou a Rádio Vaticano.

O purpurado transmitiu aos participantes a carinhosa saudação e a bênção do Papa, garantindo que "estais sempre no coração e na oração do Santo Padre".

O cardeal se referiu ao testemunho do martírio de Santo André Dung Lac e seus companheiros em processo de canonização.

E exortou os cristãos a cumprirem fielmente o "dever que Deus confiou a cada um, como pais e mães, filhos e filhas na família, como estudantes, funcionários, trabalhadores, gestores".

Nesse sentido, destacou a fidelidade e precisão com que Santo André Dung Lac cumpriu sua missão de pastor, dando testemunho de sua fé profunda e do seu amor radical por Cristo e pelo seu rebanho.

Para muitos peregrinos que participaram da festa no santuário mariano, a celebração do Ano Jubilar representou uma nova esperança.

Como disse Bento XVI em sua mensagem dirigida aos católicos do Vietnã antes da abertura desse tempo de graças, a memória dos 117 mártires "ajudará todo o povo de Deus no Vietnã a ativar sua caridade, a aumentar sua esperança e a fortalecer sua fé, que é provada às vezes na vida cotidiana".

Por sua parte, os bispos vietnamitas incentivaram, em sua carta à comunidade católica do país para anunciar o Jubileu, a dedicar-se ao exercício da caridade para desenvolver o espírito de comunhão dentro da Igreja.

A Igreja no Vietnã realizou um ano especial de graça entre novembro de 2009 e janeiro de 2011, para marcar o 350º aniversário da criação dos dois vicariatos apostólicos, de Tonkin e Cochinchina (em 1659) e o 50º aniversário da instituição da hierarquia católica no Vietnã (em 1960).

Um momento central do Jubileu foi a grande assembleia do povo de Deus, com base no modelo do Sínodo dos Bispos, organizada pela arquidiocese da cidade de Ho Chi Minh, entre 21 e 25 de novembro de 2009.

Segundo a agência AsiaNews, há atualmente no país cerca de 8 milhões de católicos - 7% dos 87 milhões de habitantes -, divididos em 26 dioceses e 2.228 paróquias; cerca de 2.900 sacerdotes, 1.500 religiosos e 10 mil irmãs; 1.500 seminaristas e 400 mil catequistas.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário