quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Natal, uma festa que continua fascinando

Bento XVI acolheu na Sala Paulo VI, no Vaticano, na quarta-feira, dia de Audiência Geral, vários fiéis e peregrinos.

"Nesta primeira audiência do novo ano, estamos imersos na luz do Natal, uma festa que continua fascinando, porque nela se intui de alguma forma que o nascimento de Jesus está relacionado com as aspirações e esperanças mais profundas do ser humano" – frisou o Papa.

"As celebrações litúrgicas destes dias nos permitiram viver de maneira misteriosa, porém real, a entrada do Filho de Deus no mundo. A manifestação de Deus na carne é o evento que revelou a verdade na história" – disse ainda o Santo Padre.

O Papa disse aos fiéis que "com a encarnação da palavra divina, algo novo aconteceu na relação entre Deus e homem. Deus veio habitar entre os homens. A humanidade do Filho de Deus, sua carne, é instrumento de salvação: 'A carne é o eixo da salvação', conforme disse Tertuliano" – ressaltou Bento XVI.

O Santo Padre sublinhou que "o presépio é o princípio do dom de Cristo e que já aponta para a cruz. O Natal e a Páscoa são dois elementos inseparáveis da fé em Jesus Cristo, o Salvador encarnado".

"Ainda hoje, Deus se manifesta na carne, ou seja, no corpo vivo da Igreja e nos sacramentos como sinais eficazes da salvação. Ele vem a nós e nos convida a participar de sua vida divina. Aqui reside o segredo do Natal, que se tornará realidade em nós" – disse ainda o Papa.

A seguir, o Pontífice fez um resumo de sua catequese em português, saudou os fiéis lusófonos presentes na audiência, sobretudo os provenientes do Brasil, e concedeu a todos a sua bênção apostólica.

Queridos irmãos e irmãs,

O tempo do Natal nos causa um fascínio particular porque se relaciona com as aspirações e esperanças mais profundas do coração humano. Nas recentes celebrações litúrgicas, vivenciamos, de modo misterioso - mas real - a vinda do Filho de Deus no mundo. Com efeito, celebrar os eventos da encarnação do Filho de Deus não é fazer uma simples recordação de fatos do passado, mas é tornar presente os mistérios que trazem a nossa salvação. Neste sentido, o Natal é o começo do mistério central da salvação – a Páscoa - pois, ao encarnar-se, Jesus dá início ao oferecimento de si mesmo, que culmina com a sua paixão, morte e ressurreição. Assim sendo, a celebração do Natal não somente nos propõe exemplos a serem imitados, como a humildade e pobreza do nosso Salvador, mas, acima de tudo, é um convite para que nos deixemos transformar totalmente por aquele que assumiu a nossa carne.

Saúdo com profunda amizade os peregrinos de língua portuguesa presentes nesta Audiência, particularmente os fiéis vindos do Brasil. Neste início de ano, invoco sobre todos vós as luzes e bênçãos do Céu, para que possais anunciar e testemunhar alegremente, com palavras e obras, a vinda do Verbo que se fez carne. Ide em paz! (MJ)

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário