sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Bispo de San Marino convida a preparar-se para visita do Papa

O bispo de San Marino-Montefeltro, Dom Luigi Negri, fez um convite ao aprofundamento na caminhada de fé, tendo em conta a visita pastoral que Bento XVI fará a San Marino no próximo dia 19 de junho.

Dom Luigi Negri anunciou que, nos próximos dias, será publicado no site de sua diocese o programa definitivo da visita, aprovado pelo Papa. É um programa, explicou, "que certamente exige sacrifícios" para o Santo Padre.

Bento XVI chegará a San Marino na manhã de 19 de junho. Após uma visita às Instituições da República, concelebrará a Santa Missa no estádio de Serravalle, com os bispos da Emilia Romagna e muitos outros que, provenientes das dioceses italianas e estrangeiras, foram convidados para esta celebração; concelebrarão também todos os sacerdotes presentes.

A Eucaristia terminará com a recitação do Ângelus; tanto a Santa Missa como o Ângelus serão transmitidos ao vivo pela emissora de San Marino e pela RAI.

À tarde, o Santo Padre irá a Pennabili, sede da diocese, e na Praça da Catedral terá um encontro com os jovens da localidade.

"Minha alma - disse Dom Luigi Negri - está cheia de emoção, gratidão e profundo sentido de responsabilidade; preparemo-nos, meus irmãos, para este acontecimento de graça que a Providência nos dá para aumentar a nossa fé."

"Acima de tudo, vivamos este evento, para o qual estamos nos preparando, como uma proposta para todos os irmãos com quem convivemos, também para aqueles que estão longe da fé, que parecem completamente inertes, ou aqueles que afirmam estar em dificuldade ou mesmo polêmica, porque o Papa é o testemunho mais importante sobre a terra de que a vida cristã é uma vida verdadeira, boa e bela e, portanto, é a que satisfaz as exigências básicas de cada coração humano."

As relações entre San Marino e a Santa Sé se caracterizam, há muito tempo, pela convergência sobre os grandes valores comuns, pelas relações consolidadas e formalizadas desde 1926, convenções, acordos e visitas oficiais.

A última viagem de um Papa a este país foi a de João Paulo II, em 29 de agosto de 1982, durante sua visita a todas as dioceses da região pastoral de Emilia-Romagna, que começou em Bolonha, em 18 de abril daquele ano.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário