quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PRESERVAR RIQUEZAS DA CRIAÇÃO PARA TORNÁ-LAS DISPONÍVEIS A TODOS

"Para que as riquezas da Criação sejam preservadas, valorizadas e colocadas à disposição de todos como dom precioso de Deus aos homens": essa é a intenção geral de oração de Bento XVI para o mês de janeiro.



Trata-se de um tema sobre o qual o Papa deteve-se reiteradas vezes e ao qual dedicou também uma parte importante da encíclica Caritas in veritate.



"Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação": para Bento XVI, a tutela do ambiente é fundamental, a ponto de dedicar a esse tema a Mensagem para o Dia Mundial da Paz do ano passado. Trata-se de um documento no qual o Papa exorta os homens de boa vontade a reforçarem "aquela aliança entre ser humano e ambiente, que deve ser reflexo do amor de Deus, do qual somos provenientes e para o qual caminhamos".



O Papa evoca, portanto, o sentido de responsabilidade que deve caracterizar a atitude da humanidade em relação aos recursos naturais:



"A humanidade tem o dever de proteger esse tesouro e de comprometer-se contra um uso indiscriminado dos bens da Terra. De fato, sem um adequado limite ético e moral, o comportamento humano pode transformar-se em ameaça e desafio. (...) Aprender a respeitar o ambiente ensina também a respeitar aos outros e a si mesmos." (Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro de 2008)



É preciso um "desenvolvimento humano integral": é o apelo do Santo Padre que em sua encíclica Caritas in veritate ressalta a necessidade de novos estilos de vida respeitosos da Criação e que olhem, sem egoísmos, para as futuras gerações:



"É necessário, então, buscar, de modo verdadeiramente concertado, um novo equilíbrio entre agricultura, indústria e serviços, para que o desenvolvimento seja sustentável, não faltem a ninguém o pão e o trabalho, e o ar, a água e os outros recursos primários sejam preservados como bens universais (cfr. encíclica Caritas in veritate, 27)." (Angelus, 14 de novembro de 2010)



Reiteradas vezes, o Pontífice, em particular no perdurar da crise econômica, convidou a "uma revisão profunda do modelo de desenvolvimento econômico global". Dedicou uma catequese, na Audiência Geral de 26 de agosto de 2009, à salvaguarda da Criação. A Igreja – ressaltou Bento XVI – está comprometida com a defesa da terra, da água e do ar, trabalhando para proteger o homem contra a destruição de si mesmo:



"Os diferentes fenômenos de degradação ambiental e as calamidades naturais, que infelizmente não raramente são registrados, nos evocam a urgência do respeito que se deve ter para com a natureza, recuperando e valorizando, na vida de todos os dias, uma correta relação com o ambiente." (Audiência Geral, 26 de agosto de 2009)



Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário