sábado, 22 de janeiro de 2011

Uma árvore de São Paulo Fora dos Muros para “Jardim de Lutero”

No próximo domingo, 23 de janeiro, será realizado um ato ecumênico na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, no qual será plantada e abençoada uma árvore, em parceria com o projeto ecumênico "Jardim de Lutero", em Wittenberg, na Alemanha.

Isto foi declarado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, em um comunicado de ontem, confirmando a participação do presidente do dicastério, cardeal Kurt Koch, neste evento.

Durante o ato, o cardeal Koch, juntamente com o arcipreste da Basílica, cardeal Francesco Monterisi, e com o abade Edmund Power, diante de representantes de várias confissões cristãs, plantará e abençoará uma oliveira, "como um sinal de comunhão ecumênica crescente entre católicos e luteranos".

Esta iniciativa tem lugar dentro os eventos programados para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, e por ocasião da visita de uma delegação da Igreja Unida Evangélico-Luterana da Alemanha, liderada pelo bispo Johannes Friedrich (Munique).

Audiência com o Papa

A delegação da Igreja Unida Evangélico-Luterana da Alemanha se encontra nestes dias em Roma por ocasião dos 500 anos da visita de Lutero a Roma.

É composta por 19 representantes, entre eles, o responsável pelas relações com os católicos, o bispo Friedrich Weber (Braunschweig), e o antigo primeiro-ministro da Baviera, Günther Beckstein.

A Igreja Unida nasceu da Reforma de Lutero, no século XVI, e inclui todos os fiéis luteranos da Alemanha (cerca de 18 milhões de pessoas), além de ter um papel influente na Federação Luterana Mundial.

A delegação tem agendado um encontro com o Papa na segunda-feira, 24 de janeiro, e uma série de reuniões com funcionários do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos sobre o estado atual do diálogo ecumênico.

Segundo afirma o dicastério em sua declaração, "os consideráveis resultados nas últimas décadas são agora uma sólida base de comunhão entre luteranos e católicos".

"O encontro de São Paulo Fora dos Muros mostra, mais uma vez, que o diálogo entre as duas comunidades se tornou uma realidade de vida e que o compromisso ecumênico da Igreja Católica, como observou o Papa João Paulo II na sua encíclica Ut unum sint, é irrevocável e irreversível."

O Luthergarten ("Jardim de Lutero") começou a ser construído em Wittenberg, cidade chave na história da Reforma, para comemorar os 500 anos desde a publicação das famosas 95 teses de Lutero.

Nele se plantarão 500 árvores, que serão apadrinhadas por várias denominações cristãs, e será terminado em 2017, ano do quinto centenário. Cada árvore plantada deve corresponder a uma outra árvore colocada em uma igreja da confissão que a apadrinha.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário