quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Papa faz novo apelo em favor do Haiti

O cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado vaticano, lançou hoje em nome de Bento XVI um novo apelo à comunidade internacional em favor do Haiti.

Bertone presidiu a uma Missa no início da tarde, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, em sufrágio pelo arcebispo de Porto Príncipe, Dom Serge Miot, e as 200 mil vítimas do terremoto de janeiro de 2010.

A mensagem do Papa, que Bertone leu durante a homilia, foi também difundida em Porto Príncipe pelo cardeal Robert Sarah, presidente do Conselho Pontifício “Cor Unum”, que está na ilha caribenha para levar o alento e uma doação do Papa às vítimas da tragédia.

Em sua mensagem, o Papa assegura aos haitianos sua oração e proximidade e lhes envia “uma palavra de esperança nesta situação presente particularmente difícil”.

“É hora de reconstruir não apenas as estruturas materiais, mas sobretudo a convivência civil, social e religiosa”, exorta o Papa, que deseja que o povo do Haiti “seja o primeiro protagonista de sua história atual e de seu futuro”.

Ao mesmo tempo, o pontífice mostra sua confiança em que continuarão chegando “as ajudas internacionais oferecidas com grande generosidade”.

Já em sua homilia, o cardeal Bertone afirmou que este primeiro aniversário do terremoto foi “sobretudo ocasião para manifestar proximidade a todos os haitianos, em particular àqueles que têm de enfrentar a epidemia de cólera”.

A resposta solidária ao Haiti não pode limitar-se à emergência inicial, mas deve se converter em um projeto estável e concreto, sublinhou o prelado.

Ele também enviou da parte da Igreja “uma palavra de consolo pelos numerosos mortos: estes estão vivos em Deus e esperam de seus entes queridos e de seus compatriotas um testemunho de valor e esperança”.

Na missa estiveram presentes, entre outros, os cardeais Giovanni Battista Re e Bernard Francis Law, assim como o embaixador do Haiti na Santa Sé, Carl-Henri Guietau.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário