sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Rússia: Dom Capovilla, homenageado pela Academia das Ciências

O Instituto Europeu da Academia das Ciências da Rússia conferiu o título de doutor honoris causa em ciências históricas a Dom Loris Francesco Capovilla, que foi secretário do Papa João XXIII.

A decisão vem do diretor do instituto acadêmico, Nikolai Shmeliov, ex-assessor do presidente Mikhail Gorbachev, e foi divulgada por meio do professor Anatoly Krasikov, diretor do Centro de estudos sociorreligiosos do instituto.

Dom Capovilla recebe esse título "em reconhecimento à sua contribuição pessoal para o estudo do legado espiritual do Papa João XXIII, protagonista da história do século XX, promotor do diálogo entre as religiões e o mundo contemporâneo, um grande pacificador", destaca um comunicado.

O Instituto Europeu, a maior instituição pública russa dedicada à pesquisa científica no país, foi fundada em 1724 por Pedro o Grande e, desde 1987, está sediada em Moscou, na Academia Russa de Ciências.

Sua decisão foi elogiada pela Igreja Ortodoxa Russa através do metropolitano de Volokolamsk, Hilarion Alfeyev, membro permanente do Santo Sínodo e presidente do departamento de relações externas do Patriarcado de Moscou.

O título que Nikolai Shmeliov quis conferir a Dom Capovilla em 14 de outubro de 2010, ou seja, o dia de seu aniversário (nasceu em 1915, em Pontelungo, na província de Pádua), será entregue oficialmente na Itália.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário