quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Membro do Pontifício Conselho para Nova Evangelização

O papa Bento 16 nomeou o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, como membro do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, no Vaticano.

Dom Odilo explicou que cada organismo da Cúria Romana tem vários membros, que se reúnem de tempos em tempos com os responsáveis pela condução do dicastério para tratar de assuntos relativos àquele organismo. “Não tenho atribuições diretas nesse

organismo, a não ser participar de reuniões onde assuntos pertinentes são tratados”.

O cardeal também destacou que este conselho é um organismo novo, que pretende pensar formas novas de apresentar o Evangelho ao mundo. “Trata-se de um organismo de grande relevância para o atual momento do mundo”.

Ele ainda explicou que o Pontifício Conselho para a Nova Evangelização foi criado há poucos meses pelo papa Bento 16, que deseja dar um novo impulso ao trabalho evangelizador da Igreja, sobretudo na Europa, “onde isso se faz hoje muito necessário”. “O papa está dando muita importância a esse organismo, mas, sobretudo, a esse desafio atual”.

Dom Odilo também salientou que na América Latina fala-se de “nova evangelização” há mais de 20 anos. “O tema foi tratado especialmente na Conferência Geral de Santo Domingo, do Episcopado Latino-Americano. Ali o papa João Paulo 2º definiu que a nova evangelização deve ser ‘nova’ no ardor, nos métodos, nas formas”, disse.

“Tudo isso precisa ser pensado e tornado operacional. A nova evangelização deve, sobretudo, realizar a finalidade permanente da evangelização: anunciar o Evangelho de Cristo, de muitas formas, para ajudar as pessoas a encontrarem Cristo e, no encontro com ele, acharem o sentido para suas vidas, de maneira que possam aderir a Ele com fé e viver a vida nova que decorre dessa fé”.

Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização
Criado por Bento 16 em junho de 2010, este organismo da Santa Sé tem a tarefa de “promover uma renovada evangelização nos países onde já ressoou o primeiro anúncio da fé e buscar meios adequados para propor novamente a perene verdade do Evangelho de Cristo”, como afirmou o pontífice na ocasião.

O santo padre também destacou que as “Igrejas de antiga fundação”, estão vivendo uma crescente “secularização da sociedade e uma espécie de eclipse do sentido de Deus”, e afirmou que é necessária uma “nova evangelização” já que o homem do terceiro milênio tem uma “fome mais profunda”, que só Deus pode saciar. O primeiro presidente teste pontifício conselho é o arcebispo titular de Voghenza, dom Rino Salvatore Fisichella, que antes presidente da Pontifícia Academia para a Vida.

Fonte: Arquidiocese de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário