A Cáritas Europa organizou na útlima quinta-feira, junto com Socorro Católico/Cáritas França e a Casa da Europa, uma conferência internacional sobre o impacto das políticas da União Europeia para combater a pobreza em nível global. De modo especial, o evento busca mostrar a relação entre a luta contra a pobreza na Europa e o desenvolvimento das sociedades do Sul e do Leste.
Enquanto que a União Europeia já está atrás da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a atual crise financeira está atrapalhando qualquer possibilidade de combater a pobreza efetivamente no mundo.
A Cáritas Europa, Socorro Católico e a Casa da Europa acreditam que a União Europeia "deva desempenhar um papel líder na luta contra a pobreza. As atuais políticas de desenvolvimento devem ser repensadas e mudadas de orientação. Mais especificamente, os legisladores devem colocar no centro do debate o fato de que estas políticas signifiquem ajudar a seres humanos, servir a proteção de seus direitos e trabalhar em coerência com outras políticas que possam ter um impacto ou ser impactadas pelas políticas de desenvolvimento, tais como migração ou comércio internacional".
Um total de 150 participantes de cerca de 40 países de diferentes continentes assistiram à reunião na Casa da Europa de Paris. Entre eles, cidadãos, especialistas, membros de ONGs, representantes e homólogos da Cáritas, representantes de instituições públicas locais, nacionais e europeias, trabalharam em torno de três temas.
Os temas da Conferência foram, em primeiro lugar, "o impacto das políticas da União Europeia, em especial as políticas de migração, na realização dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio nos países do Sul e do Leste".
Em segundo lugar, "as posições e iniciativas da União Europeia e seus estados membros para o desenvolvimento da parceria no mundo, no contexto da atual crise econômica".
Por último, "a coerência das políticas europeias para garantir o respeito dos direitos, o governo democrático e a lei do Estado como fatores que facilitam a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio".
Na conferência, foi apresentado um conjunto de recomendações para uma melhor realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e reforçar os meios para combater a pobreza e a exclusão social na Europa e no mundo. As mesmas foram também remetidas às instruções europeias.
As recomendações estarão disponíveis no site de Cáritas Europa: http://www.Cáritas-europa.org/.
A conferência foi acompanhada de uma exposição cofinanciada pelo Ministério de Cultura: "Solidariedade na Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social na Europa e no Mundo". A mostra itinerante viajará pela França e Europa, mediante as equipes locais das organizações das Cáritas Europeias.
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário