Os bispos do Regional Leste 2 (Estados de Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) iniciaram nesse domingo, em Roma, a visita ad limina apostolorum.
Segundo informa a CNBB, a visita foi aberta solenemente com uma celebração eucarística na Basílica de São Pedro, presidida pelo presidente do Regional Leste 2, o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Em sua homilia, Dom Walmor acentuou a importância especial da visita, para reforçar a comunhão eclesial e impulsionar o agir missionário de cada bispo e de cada Igreja Particular.
“É o encontro com o Senhor a razão última do empenho episcopal, que também deve ser gerador de vida em cada lugar, ambiente, coração das Igrejas Particulares”, disse.
Na segunda-feira, dia 7, os bispos visitaram dois organismos vaticanos, a Comissão para a América Latina e o Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, e ainda o Pontifício Colégio Pio Brasileiro, onde celebraram a Eucaristia com padres estudantes.
Na Comissão para a América Latina, o secretário do Regional e bispo diocesano de Luz, Dom Antônio Carlos Félix, falou sobre três grandes prioridades do Regional: Lectio Divina (Leitura Orante da Bíblia), rede regional de rádios e juventude em situação de risco.
O vice-presidente da Comissão para a América Latina, arcebispo Dom Octávio Ruiz Arenas, reconheceu os desafios em relação à missão permanente lançada por Aparecida e parabenizou o Brasil pelo seu empenho pastoral. Já no Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, os bispos foram recebidos pelo cardeal Walter Kasper.
Nesta terça-feira, a programação dos prelados incluía missa na Basílica de São Pedro, seguida de visitas a outros dois dicastérios: Congregação para os Bispos e Congregação para a Doutrina da Fé.
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário