terça-feira, 8 de junho de 2010

Comoção no funeral do presidente da Conferência Episcopal Turca

O funeral de Dom Luigi Padovese, presidente da Conferência Episcopal da Turquia, assassinado aos 63 anos por um homem com problemas psíquicos, aconteceu nesta segunda-feira na catedral de Iskenderun, com uma intensa presença de fiéis.
O rito foi presidido por Dom Ruggero Franceschini, arcebispo de Esmirna, que em sua homilia dedicou palavras de alento à comunidade católica local, mergulhada na tristeza.
“Não tenham medo. Não desanimem. Estejam alegres, como os apóstolos, por viver a provação sem desfalecer na fé, que é o motivo de nossa esperança, o fundamento de nossa alegria”, afirmou o prelado.
“Ninguém conseguirá apagar esta chama – acrescentou –, pois é apoiada não só por tantos mártires e santos destes lugares, pela Virgem Santíssima, patrona desta comunidade, mas também, desde hoje, por um anjo a mais no trono de Deus: o bispo Luigi”.
Vigário apostólico de Anatolia, Dom Luigi Padovese foi assassinado no dia 3 de junho por seu motorista, Murat Altun.
Uma morte violenta que, como disse Dom Franceschini, “nos causou comoção, sem compreender como poderia acontecer algo tão horrível, sobretudo a um homem da Igreja, um bispo muito amigo dos turcos”.
“A nós, cristãos, sua morte recorda como a fidelidade ao Evangelho pode custar o sangue”.
No funeral participaram as autoridades locais e o chefe da polícia. Entre as obras realizadas por Dom Padovese desde que foi nomeado bispo em 2004, Dom Franceschini mencionou o extraordinário diálogo de vida com os muçulmanos, a criação de um serviço de distribuição de comida em domicílio para 70 famílias em dificuldade, sendo apenas uma delas cristã, e as boas relações com as autoridades civis.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário