segunda-feira, 22 de março de 2010

Reunião no Vaticano abordará situação da Igreja na China



Entre os dias 22 e 24 deste mês será realizada nova reunião da comissão instituída por Bento XVI em 2007 para estudar as questões mais importantes referentes à vida da Igreja católica na China, de acordo com um comunicado divulgado no sábado passado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
A comissão é constituída pelos superiores dos Dicastérios da Cúria Romana competentes no assunto, é por representantes do episcopado chinês e de congregações religiosas.
A primeira das reuniões plenárias foi realizada entre os dias 10 e 12 de março de 2008, e teve como tema principal a carta enviada pelo Papa aos católicos chineses em 27 de maio de 2007.
Durante os trabalhos, foi examinada a recepção do documento pontifício dentro e fora da China. Foram avaliados também alguns dos princípios teológicos que inspiraram a carta, a fim de esclarecer as perspectivas que estes oferecem à comunidade católica da China.
Na segunda reunião plenária – realizada entre os dias 30 de março e 1º de abril de 2009 – foi analisado o tema da formação humana, intelectual, espiritual e pastoral dos seminaristas e pessoas consagradas, além do tema da formação permanente dos sacerdotes ordenados.
Na próxima reunião plenária, o tema da formação deve ser retomado e aprofundado, para que na China, como em todo resto do mundo, a obra dos sacerdotes e das pessoas consagradas possibilite a Igreja encarnar e testemunhar o Evangelho, mesmo diante dos desafios impostos pelas condições sociais e culturais.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário