terça-feira, 9 de março de 2010

Curso no Vaticano sobre administração correta da Penitência



O Palácio da Chancelaria do Vaticano acolhe um “curso de foro interno” sobre a correta administração do sacramento da Penitência, de hoje (08) até a sexta-feira, 12 de março.
Organizado pela Penitenciaria Apostólica, dirige-se especialmente a jovens sacerdotes, segundo informa um comunicado.
Nos dias de estudo, presididos pelo penitenciário maior, Dom Fortunato Balzelli, “serão abordados temas morais e canônicos relacionados ao ministério da penitência, sobretudo o da confissão”.
Após a introdução do penitenciário maior, o regente da penitenciaria, Dom Gianfranco Girotti, O.F.M. conv., e o teólogo da penitenciaria, Pe. Ivan Fuček, S.J., falarão sobre situações especialmente delicadas que interessam todos os confessores.
Nos dias posteriores, serão alternadas as exposições de Dom Juan Ignacio Arrieta, do reverendo Carlos Encina Commentz., de Manlio Sodi, S.D.B., e do Pe. Giovanni Colombo, O.M.I.
Os especialistas, acrescenta do comunicado, “centrar-se-ão em ilustrar a disciplina canônica e sua reta aplicação aos delitos e às penas e a vários aspectos práticos”.
“Especial destaque terá a parte relativa à reta administração do sacramento da Penitência e à solução de casos complexos e delicados que se apresentam ao juízo e à misericórdia da Igreja.”
“Também serão abordados os critérios para tratar alguns casos de moral conjugal e familiar e se proporá a confissão como instrumento para a educação moral.”
O Pe. Donald Kos, OFM conv., dará informações sobre como redirecionar as demandas à penitenciaria, e J.M. Gervais ilustrará a concessão e o uso das indulgências.
Todas as conferências serão seguidas de um debate no qual serão propostas perguntas para esclarecer e resoluções de dúvidas a casos complexos e delicados.
No final dos dias de estudo, está prevista uma audiência com o Papa.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário