segunda-feira, 8 de março de 2010

As mensagens que Bento XVI levará a Barcelona e Compostela

De surpresa, a Santa Sé anunciou que Bento XVI viajará em novembro deste ano para Santiago de Compostela e Barcelona. Dois destinos “fascinantes”, incluídos pelo Papa em sua agenda para aprofundar o diálogo entre a fé e a arte e evidenciar as raízes cristãs da Europa, disse o porta-voz vaticano.
No editorial da última edição de "Octava Dies", publicação semanal do Centro Televisivo Vaticano, o padre Federico Lombardi S.J., diretor do Gabinete de Informação da Santa Sé, reconhece que o anúncio foi dado “de última hora”, considerando o que significa preparar uma viagem desta natureza, que representará um marco na história deste pontificado.
“Pensávamos que a agenda de viagens internacionais do Papa para 2010 já estivesse definida com o número habitual de quatro, mas, surpreendentemente, Bento XVI atendeu a dois outros convites na Espanha. O número de viagens previstas para este ano passa a ser então de cinco – além de Malta, Portugal, Chipre e Grã-Bretanha, cobrindo o Mediterrâneo, o Oriente Médio, a Península Ibérica e o norte da Europa. Não são distâncias muito grandes, mas são ambientes muito diferentes. Teremos oportunidade de escutar, participar e aprender”.
“Particularmente, os dois últimos destinos na Espanha são fascinantes” – diz o porta-voz – Barcelona e a Igreja da Sagrada Família, definida pelo cardeal Lluís Martínez Sistach como ‘um templo de significado artístico, bíblico, teológico, espiritual e catequético, único no mundo.’ Esta síntese tão original de arte e fé nascida do gênio de Gaudí dará ao Papa uma oportunidade de retomar a discussão sobre o diálogo com a arte, proposto por ele com entusiasmo em seu encontro com artistas na Capela Sistina”.
“Santiago de Compostela, destino final dos peregrinos que há séculos chegam das mais diversas partes do mundo, é um lugar onde o tema das raízes cristãs da Europa demonstra ser muito mais que uma teoria abstrata, e sim a experiência concreta de todo tipo de pessoa, das mais diversas procedências, que convergem movidas por uma espiritualidade comum”.
Com estas duas viagens na Espanha, conclui o porta-voz, “o Papa Bento XVI continuará sua peregrinação, para falar de Deus a todo homem de nosso tempo disposto a buscar sua face”.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário