segunda-feira, 1 de março de 2010

Papa a autoridades iraquianas: esforçar-se pela segurança

Bento XVI instou as autoridades civis do Iraque e a comunidade internacional a dedicarem esforços para alcançar a paz no país.
Ele o fez depois da oração do Ângelus de hoje, junto a milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro.
“Na delicada fase política que o Iraque está atravessando, insto as autoridades civis a que dediquem todos os esforços para devolver a segurança à população, particularmente às minorias religiosas mais vulneráveis”, afirmou.
E continuou: “Espero que não se ceda à tentação de fazer prevalecer os interesses temporais e particulares sobre a segurança e sobre os direitos fundamentais de todo cidadão”.
Também exortou “a comunidade internacional a prodigar-se para dar aos iraquianos um futuro de reconciliação e de justiça, enquanto invoco com confiança, de Deus onipotente, o dom precioso da paz”.
“Tive conhecimento, com profunda tristeza, das trágicas notícias dos recentes assassinatos de alguns cristãos na cidade de Mossul e acompanhei com preocupação os demais episódios de violência perpetrados na martirizada terra iraquiana contra pessoas indefesas de diversa afiliação religiosa”, afirmou.
Referindo-se aos exercícios espirituais, Bento XVI explicou: “Nestes dias de intenso recolhimento, rezei muito por todas as vítimas desses atentados”.
“Hoje desejo unir-me espiritualmente à oração pela paz e pelo restabelecimento da segurança, promovida pelo Conselho dos Bispos de Nínive”, disse, em referência à indicação dos bispos da região de Nínive, ao norte do Iraque.
O Papa assegurou que está “carinhosamente perto das comunidades cristãs de todo o país”.
Também cumprimentou os iraquianos que se encontravam hoje na Praça de São Pedro e exortou as comunidades iraquianas de todo o país: “Não vos canseis de ser fermento de bem para a pátria à qual, há séculos, pertenceis com pleno direito!”.
Nesta semana, depois do assassinato de 5 cristãos nos últimos dias, o arcebispo de Mossul, Dom Emil Shimoun Nona, advertiu que a nova onda de violência e intimidação por parte dos extremistas muçulmanos ameaça extinguir a presença cristã nesta cidade do Iraque.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário