segunda-feira, 22 de março de 2010

Papa: “intransigentes com o pecado e indulgentes com as pessoas”

“Aprendamos a ser intransigentes com o pecado – a começar pelo nosso! – e indulgentes para com as pessoas”. Foi o que disse Bento XVI neste domingo, antes da tradicional oração mariana do Angelus, recitada com os fiéis presentes na Praça São Pedro.
Em sua reflexão, o Papa partiu da narrativa do Evangelho de João sobre a mulher adúltera, proposta pela liturgia de hoje.
“Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra!” – assim disse Jesus, lembrou o Santo Padre - aos escribas e fariseus que pretendiam apedrejar a mulher, de acordo com o previsto pela lei mosaica.
“Estas palavras” – o observou o Pontífice – “Estas palavras estão plenas da força desarmante da verdade, que abate o muro da hipocrisia”, para abrir assim as consciências “justiça maior, aquela do amor, à qual corresponde o pleno cumprimento de qualquer preceito”.
“Das palavras de Jesus’ – continuou o Papa – dependi a vida daquela pessoa, mas também sua própria vida”, uma vez que, na verdade, “estes homens pedem a Jesus que julgue a pecadora, com o intuito de testá-lo e de induzi-lo a se contradizer”.
“Jesus, porém, é cheio de graça e de verdade” - “sabe o que está no coração de cada homem, quer condenar o pecado, mas quer salvar o pecador, e desmascarar a hipocrisia”.
De fato, observou o Santo Padre, “Jesus, absolvendo a mulher de seu pecado, a introduz em uma nova vida, orientada para o bem”. “Eu também não te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais”.
“Caros amigos” – concluiu Bento XVI – “aprendamos com o Senhor Jesus a não julgar e não condenar o próximo. Aprendamos a ser intransigentes com o pecado – a começar pelo nosso! – e indulgentes para com as pessoas. Que nos ajude a santa Mãe de Deus, que, isenta de toda culpa, é mediadora de graça para todo pecador arrependido”.
Após a oração do Angelus, o Papa lembrou que o próximo domingo – que será Domingo de ramos – comemorar-se-á o 25º aniversário da Jornada Mundial da Juventude, criada por João Paulo II.
Para celebrar o evento, os jovens de Roma e do Lácio estão convidados a se reunirem na quinta-feira a partir das 19 horas na Praça São Pedro, para festejarem juntos.
“Aguardo-vos em grande número”, disse a eles o Pontífice.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário