quarta-feira, 17 de março de 2010

Anglicanos do Canadá pedem à Santa Sé a criação de um ordinariado católico

A Igreja Anglicana Católica do Canadá, uma das províncias da Traditional Anglican Communion (Comunhão Anglicana Tradicional), requisitou junto à Santa Sé a criação de um ordinariado católico no país.
O pedido consta em uma carta enviada em 12 de março pelo colegiado de bispos da Igreja ao cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, segundo o estabelecido pela constituição apostólica "Anglicanorum coetibus" de Bento XVI.
“Em resposta a seu convite para que contatássemos seu Dicastério para dar início ao processo definido pelo senhor, respeitosamente solicitamos que a constituição apostólica seja implementada no Canadá”.
Os três bispos que assinam a carta pedem ainda que “seja estabelecido um Conselho de governo interino de três sacerdotes (ou bispos)”, e que “este Conselho receba a incumbência e a autoridade de propor a Sua Santidade uma lista tríplice para a nomeação do ordinariado inicial”.
Assinam o documento os reverendos Peter Wilkinson, OSG, bispo diocesano; Craig Botterill, bispo sufragâneo para a Costa Atlântica do Canadá; e Carl Reyd, bispo sufragâneo para o Canadá Central.
“Esperamos e rezamos para que estas propostas possam ser úteis para a implementação do processo a ser estabelecido pela resposta gentil e generosa do Santo Padre ao nosso pedido”, concluem.
Assim, os anglicanos canadenses dão continuidade aos passos já dados por seus irmãos na Inglaterra, América Central, EUA e pelos membros do Forward in Faith da Austrália.
A Comunhão Anglicana Tradicional é uma comunhão de diversas igrejas anglicanas ligadas ao Movimento Anglicano de Continuidade Independente da Comunhão Anglicana.A Comunhão foi criada em 1991. Seu superior é, desde 2002, Dom John Hepworth, arcebispo da Igreja Anglicana Católica da Austrália.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário