quinta-feira, 18 de março de 2010

Evangelização é "serviço de comunicação"



A comunicação faz parte essencial do modo de ser e agir da Igreja, porque sua missão mesma é anunciar o Evangelho de Jesus Cristo a todos os povos”, afirma o cardeal Odilo Scherer.
Nesse sentido, pode-se definir a evangelização como “serviço de comunicação da Boa Nova do reino de Deus ao mundo”, destaca o arcebispo de São Paulo, em artigo publicado nessa segunda-feira no portal da arquidiocese.
Levando isso em conta, no dia 13 de março, a arquidiocese de São Paulo restaurou o Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação.
Segundo explica Dom Odilo, um Vicariato Episcopal “é uma unidade pastoral própria, podendo ser territorial, como são as 6 Regiões Episcopais, ambiental ou voltado para determinadas questões específicas, como é o caso desse, da Pastoral da Comunicação”.
O setor acompanhará os meios de comunicação da própria arquidiocese, “para que esses possam cumprir bem a sua finalidade: servir à vida e à missão da Igreja”.
Ao mesmo tempo, promoverá “a interação entre os vários Meios de Comunicação ligados às organizações da Igreja na Arquidiocese, para que contribuam de forma eficaz para a vida e a missão da Igreja”.
Tem ainda como atribuição promover a formação agentes para a pastoral da comunicação na arquidiocese e de acompanhá-los no exercício de suas atuações pastorais.
A arquidiocese de São Paulo possui vários meios de comunicação, como o jornal “O São Paulo”, a Rádio 9 de Julho, o Folheto Litúrgico Povo de Deus em São Paulo e o portal na internet – http://www.arquidiocesedesaopaulo.com.br/.
O cardeal Scherer considera que é preciso “comunicar nossa vida e nossa mensagem para além dos espaços eclesiais, na direção do grande mundo; se nós não produzimos notícias verdadeiras e boas sobre a vida da Igreja, quem as produzirá?”
“Se não fizermos ecoar a verdade do Evangelho no meio das muitas ‘verdades’ cada dia proclamadas aos 4 ventos, quem o faria?”
Portanto – afirma o cardeal –, “a Comunicação da Igreja deve ser essencialmente missionária, ou seja, deve buscar receptores e interlocutores nos muitos areópagos de nossa cidade”.


Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário