quinta-feira, 25 de março de 2010

A Anunciação à Maria: «A Encarnação do Filho de Deus»


Texto bíblico: Lucas 1, 26-38



[...] «Hoje chegou a alegria de todos, que absolve a primitiva condenação. Hoje chegou Aquele que está em todas as partes, para encher de júbilo todas as coisas» (André de Creta, Homilia 111. Exortação da Homilia sobre a Anunciação)«Este é o dia da boa nova, dia da alegria, é a festa da Virgem; o mundo dos homens se toca com o mundo divino; Adão se renova e Eva se livra da primitiva aflição; o Tabernáculo de nossa natureza humana se converte em Templo de Deus, graças à divinização de nossa condição por Ele assumida.
Oh mistério! O modo do advento de Deus nos é desconhecido, o modo da concepção fica inexpressável. O anjo se faz ministro do milagre; o seio da Virgem recebe um Filho; o Espírito Santo é enviado; do alto o Pai expressa seu beneplácito, a união se realiza por vontade comum; n'Ele e por meio d'Ele fomos salvos; unimos nosso canto ao de Gabriel e cantamos à Virgem: "Ave cheia de graça, através de Ti chegou a salvação, o Cristo nosso Deus; tomou nossa natureza e nos levou para Ele. Roga pela salvação de nossas almas».
(Doxasticon - Hino da véspera da Festa).
«Hoje se inicia nossa salvação e a manifestação do eterno Mistério: o Filho de Deus se fez filho da Virgem e Gabriel anuncia a graça.A ti, Maria, como a general invencível,meus cantos de vitória!A ti, que me livraste de meus males,ofereço meus cantos de reconhecimento.Pois que tens uma força invencível,livra-me de toda espécie de perigos,a fim de que te aclame: Ave, Virgem e esposa!»
(Dos Hinos da Festa: Apolitikion e Kontakion).
Na Anunciação é onde «se realizou o mistério que ultrapassa todos os limites da razão humana, a Encarnação de Deus»


(Monge Gregório).

Nenhum comentário:

Postar um comentário