A Santa Sé confirmou oficialmente hoje a visita de Bento XVI ao Reino Unido, de 16 a 19 de setembro, "acolhendo os convites do governo de Sua Majestade Isabel II, rainha do Reino Unido, e das conferências episcopais católicas de Inglaterra e Gales e Escócia".
Durante a peregrinação apostólica, a primeira deste Papa ao Reino Unido, "o Santo Padre visitará Sua Majestade a rainha, no Palácio Real de Holyroodhouse, em Edimburgo (Escócia)", informou o Pe. Federico Lombardi SJ, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, em um comunicado.
Além disso, segundo confirmou o porta-voz vaticano, o Bispo de Roma "presidirá a Celebração Eucarística no Bellahouston Park de Glasgow".
Em Londres, o Pontífice "terá um encontro com os representantes do mundo político, cultural e empresarial no Westminster Hall".
No país que deu origem à Igreja Anglicana, o Papa "participará de uma celebração ecumênica na Abadia de Westminster".
Ainda que o Vaticano não tenha entrado em detalhes, os organizadores da visita no Reino Unido anunciaram um encontro do Papa com o arcebispo da Cantuária, Dr. Rowan Williams, no Lambeth Palace, em presença de outros bispos anglicanos e dos bispos católicos da Inglaterra e Gales.
Da mesma forma, "presidirá a Celebração Eucarística na catedral de Westminster e uma vigília de oração no Hyde Park".
Em seu último dia no Reino Unido, o Papa "presidirá a celebração por ocasião do rito de beatificação do venerável cardeal John Henry Newman, no Cofton Park de Birmingham", revela o Pe. Lombardi.
O venerável Newman (1801-1890), poeta e pastor anglicano, foi recebido no seio da Igreja Católica em 1845, sendo elevado à dignidade de cardeal por Leão XIII.
A visita já havia sido anunciada no dia 16 de março; o anúncio de hoje faz parte dos prazos habituais com os quais a Santa Sé confirma oficialmente as viagens do Papa.
Esta será a segunda visita de uma papa ao Reino Unido, desde a época de Henrique VIII (1491-1547), o rei inglês que provocou um cisma com Roma ao criar a Igreja Anglicana. A primeira foi realizada por João Paulo II, em 1982, com um impacto considerável na população.
O Reino Unido conta com 4,2 milhões de católicos, em uma população de 61 milhões de habitantes.
Fonte : Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário