O Papa Bento XVI destacou hoje as virtudes de São José, como um homem que confiou plenamente no plano de Deus.
O Pontífice se referiu ao pai adotivo de Jesus na manhã de hoje, ao inaugurar a fonte São José, a qual foi doada em homenagem ao seu santo, pelo governo do Estado Vaticano.
A fonte está formada por dois pilares de água, o primeiro de seis metros e o segundo, de oito. No centro, tem uma palmeira. Seis esculturas de bronze, do artista Franco Murer, são dedicadas a alguns momentos da vida do santo: o matrimônio de José e Maria, o primeiro sonho de José, o nascimento de Jesus, a fuga ao Egito, o encontro de Jesus no templo, o trabalho cotidiano da Família de Nazaré.
"José, confiando-se a Deus, consente e coopera no plano da salvação", disse o Papa.
"Confiar em Deus não significa ver tudo claro segundo os nossos critérios, não significa realizar aquilo que nós projetamos; confiar em Deus quer dizer esvaziar-se de si, renunciar a nós mesmos, porque somente quem aceita perder-se para Deus pode ser ‘justo' como São José, pode conformar a própria vontade à de Deus e, assim, realizá-la", indicou Bento XVI.
O Papa destacou como, no Evangelho, não há nenhuma palavra pronunciada diretamente por São José, quem "desenvolve a sua atividade em silêncio. É o estilo que o caracteriza em toda a existência, tanto antes de encontrar-se diante do mistério da ação de Deus, em sua esposa, como quando - consciente desse mistério - está ao lado de Maria no Natal".
Bento XVI assegurou que esta fonte "constitui um convite simbólico aos valores da simplicidade e da humildade no cumprimento diário da vontade de Deus, valores que marcaram a vida silenciosa, mas preciosa do Guardião do Redentor".
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário