Depois de 48 anos vacante, a sede diocesana de Taizhou tem um novo bispo desde o sábado passado, segundo afirmou ontem a Santa Sé em um comunicado.
Trata-se do sacerdote Anthony Xu Jiwei, de 75 anos de idade e 25 de sacerdócio, que guiava a diocese desde 1999, como administrador diocesano.
Segundo o comunicado, a diocese, que estava vacante desde a morte de Dom Joseph Hou Joshan, em 1962, tem 6 mil fiéis, 15 sacerdotes, 12 religiosas da Congregação de Santa Teresa Servas da Caridade (fundadas por Dom XU), 25 igrejas e lugares de culto.
Sua ordenação aconteceu em Taizhou, pelas mãos de Dom Joseph Li Mingsu (Qingdao), Dom Joseph Zhao Fengchang (Liaocheng), Dom Joseph Xu Honggen (Suzhou) e Dom Joseph Han Yingjin (Sanyuan), todos eles em comunhão com a Santa Sé e reconhecidos pelo governo.
Dom Xu naceu em Xangai em 1935. Ingressou no seminário de Ningbo em 1948, e depois em Xujiahui (Xangai) até 1958. Entre 1960 e 1985, foi sentenciado a prisão e trabalhos forçados.
“O período de prisão reforçou a minha fé. Durante aquele tempo difícil, rezava todos os dias. Compreendi que Deus me ama profundamente e que está comigo todos os dias”, afirmou a Asianews.
Em 1985, voltou ao seminário de Xangai e foi ordenado sacerdote na diocese de Ningbo. Em 1999, foi trasladado a Taizhou, diocese da qual acaba de ser ordenado bispo e onde atendia na paróquia de Jiaojiang.
A diocese de Taizhou também atravessou tempos difíceis. Criada em 1946 (ainda que como jurisdição existia desde 1926), em 1957 viu todos os seus sacerdotes presos, incluindo o bispo Hou, que estava muito doente, e seus lugares de culto fechados. Em 1984, foram reabertas algumas igrejas, com apenas três sacerdotes em atividade.
Segundo o próprio Dom Xu explicou a Asianews, um de seus principais desafios pastorais é “fazer a diocese amadurecer na unidade”.
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário