segunda-feira, 2 de maio de 2011

Peregrinos prestam homenagem ao beato João Paulo II

Depois das delegações oficiais de 87 países, os peregrinos começaram a prestar homenagem diante do caixão de João Paulo II, na tarde deste domingo, após a beatificação.

Seguindo um cordão de segurança controlado pela polícia, um rio humano avança pela direita da Basílica, cerca o altar da Confissão e o baldaquino de Bernini, e desemboca novamente na praça, através do outro lado do templo. Os eventos da beatificação reuniram mais de 1 milhão de pessoas.

Horas de espera não desanimam os milhares de fiéis que querem ver pela última vez o ataúde, antes que seja depositado em um altar da Basílica.

Ao chegar diante do caixão, os peregrinos eram orientados pelos guardas: “Por favor, sigam em frente”. “Por favor, não parem”.

A cena lembra a homenagem ao corpo presente de Karol Wojtyla antes dos funerais de 8 de abril de 2005, em que multidões esperaram horas para se despedir por alguns segundos do pontífice.

A simplicidade do ataúde de madeira contrasta com a magnífica Basílica. Adorna-o um crucifixo e dois círios.

Uma criança adormecida nos braços da mãe passa ao lado do caixão. Quem sabe um dia se recordará deste momento histórico. Também para essa criança sorri a imagem de João Paulo II colocada na fachada da Basílica. E repete, como fazem as bandeiras dos peregrinos: “Não tenhais medo. Abri as portas a Cristo”.

Fonte: Zenit - (Chiara Santomiero)

Nenhum comentário:

Postar um comentário