sábado, 28 de maio de 2011

Bento XVI cita Santa Teresa em seu amor à humanidade

Bento XVI, na oração do Regina Caeli do domingo, 22 de maio, parabenizou a Instituição Teresiana na Itália, dirigindo-se a um grupo representativo que estava na Praça de São Pedro, no qual se encontrava também a diretora geral, Loreto Ballester, por ocasião do 1º centenário desta associação pontifícia internacional.

Bento XVI recordou o amor de Santa Teresa de Jesus pela humanidade de Cristo, afirmando que “podemos ver Deus” no rosto de Cristo. A teresiana é uma espiritualidade de encarnação.

Precisamente nesse fim de semana, os homens e mulheres que realizaram a missão teresiana na Itália, segundo foi projetada pelo seu fundador, São Pedro Poveda, comemoraram o 1º centenário desta obra eclesial nascida em 1911, em Covadonga (Espanha); o evento contou com uma mesa redonda, uma Eucaristia de ação de graças, a assistência ao Regina Caeli na Praça de São Pedro e uma festa de família.

Em suas palavras prévias à felicitação a esta instituição – que se inspira em Santa Teresa de Jesus, enquanto mulher de oração e ação, empreendedora e renovadora de comunidades eclesiais -, Bento XVI se referiu à espiritualidade teresiana, que se manifesta profundamente enraizada na humanidade de Jesus.

Esta é também a principal característica da espiritualidade da Instituição Teresiana, que conta com mais de seis mil membros – mulheres e homens – trabalhando em 30 países.

“O Filho de Deus, com sua encarnação, morte e ressurreição, libertou-nos da escravidão do pecado para doar-nos a liberdade dos filhos de Deus e nos deu a conhecer o rosto de Deus que é amor: podemos ver Deus, Ele é visível em Cristo. Santa Teresa de Ávila escreve que 'não devemos nos afastar do que constitui todo o nosso bem e nosso remédio, isto é, da santíssima humanidade do nosso Senhor Jesus Cristo'.”

“Portanto – acrescentou o Papa -, somente crendo em Cristo, permanecendo unidos a Ele, os discípulos, entre os quais estamos também nós, podemos continuar sua ação permanente na história. 'Em verdade, eu vos digo – diz o Senhor: quem crê em mim, também fará as obras que eu faço'.”

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário