segunda-feira, 2 de maio de 2011

Fátima em júbilo pela beatificação

Fátima viveu hoje um momento particular, no dia em que o Beato João Paulo II subiu aos altares.

Segundo informa a Sala de Imprensa do Santuário, desde manhã cedo, à chegada ao Santuário, os peregrinos rumavam à Capelinha das Aparições.

O local estava especialmente ornamentado com as muitas flores ali deixadas, e, ontem e hoje em especial, até junto da estátua de João Paulo II no adro da Igreja da Santíssima Trindade.

A ladear o altar do Recinto de Oração, várias telas evocam as peregrinações de João Paulo II a Fátima, em Maio de 1982, 1991 e 2000, e outros símbolos da sua devoção a Nossa Senhora, como uma imagem de pormenor da coroa de Virgem que tem incrustada a bala oferecida pelo Sumo Pontífice a Nossa Senhora.

Assim como nas habitações e estabelecimentos comerciais por toda a cidade de Fátima, também no Recinto de Oração, impressa numa das grandes telas, uma frase é dirigida ao novo beato da Igreja: “Beato João Paulo II, rogai por nós”.

“A Igreja comove-se de gratidão. Olhando para a beatificação de João Paulo II. (…) Esta beatificação corresponde também à fé e ao pressentimento da multidão que tomava parte ‘adeus’ final (o enterro) gritando deste modo: “Santo, súbito! (Santo, já!) ”, destacou D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco.

O prelado presidiu à Eucaristia celebrada às 11h, em que participaram milhares de peregrinas, em especial portugueses e de Espanha, mas também oriundos de outros países como a Alemanha, a Correia do Sul, Itália (5 grupos), Irlanda e Líbano.

Ainda no momento da homilia, o bispo recordou as palavras proferidas por João Paulo II no início do seu pontificado - “Não tenhais medo”, para lembrar que a exortação continua atual neste momento de crise.

Vigília

Na vigília da beatificação, celebrada na noite desse sábado no Circo Máximo, em Roma, em conexão televisiva com diferentes santuários do mundo, coube a Fátima, na recitação do Rosário, rezar o 5º mistério.

No Santuário, centenas de peregrinos de diversas nacionalidades acompanharam a transmissão televisiva que unia Roma e o mundo à Capelinha das Aparições. Ali se rezou na intenção da Igreja.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário