sábado, 7 de maio de 2011

Crescimento econômico para defender o bem comum

Os empresários cristãos em Portugal advogam pela retomada do crescimento econômico do país como forma de defender o bem comum.

“A economia portuguesa não cresce há uma década. Sem crescimento económico, a degradação do Estado social e o agravamento do desemprego e da pobreza serão uma inevitabilidade e a capacidade para pagar eventual empréstimo externo uma perigosa incerteza”, afirma a Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), em comunicado difundido hoje à imprensa.

“A prioridade do crescimento económico não decorre de uma visão materialista ou economicista, pelo contrário, é condição necessária de defesa do Bem Comum.”

No contexto atual – afirmam os empresários – “sendo inevitável recriar o modelo económico e social, esta redefinição deve ser inspirada nos valores do humanismo cristão, corporizado na doutrina social católica e nos seus princípios nucleares: dignidade da pessoa humana, bem comum, subsidiariedade e solidariedade”.

“Impõe-se um novo pensamento transformador sobre a realidade, um pensamento neo-social, seja por contraposição ao pensamento estatista que nos bloqueou e assistiu à insolvência do Estado social, seja por contraposição ao designado pensamento neo­liberal, que poderá permitir soluções de eficiência económica mas não valoriza na justa medida a centralidade da pessoa humana e do sofrimento social na ação política.”

“O pensamento neo-social radica na redefinição do contrato social e do próprio Estado social, em ordem à sustentabilidade de um modelo de sociedade fraterno e justo. Exige uma abertura de espírito para a mudança dos atuais paradigmas, seja ao nível da organização, funções e financiamento do Estado, seja no plano da responsabilidade individual e da sociedade civil.”

Segundo os empresários, a atual crise portuguesa “coloca uma emergência individual, uma emergência económica, uma emergência social e uma emergência política”, sendo a emergência individual “a principal”.

“Em primeiro lugar, todos os portugueses são chamados a uma única atitude: depende de mim. Com esta atitude deixaremos a crise.”

“Em segundo lugar, a fé cristã reclama de cada um de nós que saibamos ser felizes nas dificuldades, agradecendo tudo quanto temos e tomando os outros como a nossa prioridade. Para um cristão íntegro, todos os momentos são momentos de esperança e de serviço.”

“Em terceiro lugar, é imperativo o compromisso pessoal com os valores da ética cristã.”

Finalmente – destacam os empresários –, os líderes empresariais, “com os talentos que Deus lhes deu, são um dos principais factores de esperança para milhões de pessoas e para o futuro coletivo”.

“Nunca tantos esperaram tanto dos líderes empresariais. Alguns de nós ficarão pelo caminho, batidos pelas circunstâncias, mas no conjunto não vamos vacilar. Pedem-nos mais competência, mais energia, mais exigência, mais generosidade, mais confiança. É isso que nos é pedido, é isso que daremos”, afirmam.

--- --- ---

Na internet, íntegra do documento: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=85599

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário