sábado, 7 de maio de 2011

Católica que salvou criança judia é homenageada em Israel

Sandra Samuel, que salvou o pequeno Moshé Holtzberg, de 2 anos, nos ataques terroristas em Mumbai, na Índia, em novembro de 2008, foi homenageada em Israel, num ato rememorativo do Holocausto organizado nesta sexta-feira pela Fundação Internacional Raoul Wallenberg, na Universidade de Tel Aviv.

Sandra, católica nascida na Índia, trabalhava desde 2003 para o rabino Gavriel Holtzberg e sua esposa Rivka, na Casa Jabad de Mumbai, e era a babá do pequeno Moshe desde o seu nascimento.

Em 26 de novembro de 2008, Sandra demonstrou coragem excepcional ao resgatar o menino enquanto um grupo de terroristas assassinava os pais dele.

Danny Rainer, vice-presidente da Fundação Wallenberg, entregará a distinção especial.

Antes, o consagrado jornalista Henrique Cymerman apresentou o documentário "Juanito", entrevista filmada que narra a história do doutor Zalman Shiffer e de seu "irmão", Juanito, reconstituída pela Fundação Wallenberg em 2010.

Em 1942, na Bélgica, Zalman foi recebido como refugiado na casa de Louise e Joseph Materne, casal cristão que já escondia um menino espanhol chamado Juanito, que escapara da guerra civil espanhola.

A entrevista conta a história desses dois “irmãos por acidente” e como aquela experiência mudou a vida de ambos para sempre.

Graças a uma extensa pesquisa da Fundação Raoul Wallenberg, o casal Materne recebeu o título de Justos entre as Nações.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário