quarta-feira, 4 de maio de 2011

Beatificação: nova fronteira comunicativa da Santa Sé

A beatificação de João Paulo II ajudou a abrir novas fronteiras à comunicação da Santa Sé, especialmente na internet.

Uma das grandes novidades foram os serviços ao vivo que o Centro Televisivo Vaticano emitiu em ‘streaming' através da internet durante os últimos três dias, de maneira quase ininterrupta, tornando-se uma verdadeira emissora televisiva mundial.

Este foi um novo passo para a comunicação da Santa Sé, pois esta plataforma servirá para transmitir eventos do Papa ao vivo, começando pelas audiências das quartas-feiras ou a oração do Ângelus, no domingo.

Essas transmissões foram distribuídas graças ao serviço técnico da ‘Rádio Vaticano' (www.vaticanradio.org), que a partir de agora permitirá que os sites católicos ao redor do mundo transmitam ao vivo os eventos do Papa, em nove idiomas, baixando um "player" (web TV) através da agência multimídia www.h2onews.org.

O site da Santa Sé conseguiu sintetizar o pontificado de João Paulo II no site de homenagem (http://www.juanpabloii.va), que é um passo à frente para o site católico mais visitado no mundo (www.vatican.va) na utilização de novos formatos.

Foi também um novo passo para o Vaticano no Facebook, através de uma página dedicada a João Paulo II (http://www.facebook.com/vatican.johnpaul2), que, poucas semanas depois de estar online, já tinha 51.960 "curtidores".

No ‘YouTube', por ocasião da beatificação, o Vaticano criou um novo canal dedicado ao evento em http://www.youtube.com/giovannipaoloii, com cerca de 600 mil vídeos vistos.

A Santa Sé se dirigiu especialmente aos jovens, com a plataforma lançada pelo Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, projetada para redes sociais e iPhone, www.Pope2You.net.

Esta plataforma, além disso, lançou um canal no Twitter para jovens em http://twitter.com/#!/Pope2YouVatican.

A beatificação também abre novas fronteiras para o futuro da comunicação católica, pois o Centro Televisivo Vaticano, graças à colaboração com a Sony, gravou pela primeira vez, experimentalmente, um evento desta dimensão em 3D.

A beatificação se converteu no contexto do lançamento do site do ‘L'Osservatore Romano', o jornal da Santa Sé, que, devido ao sucesso de visitas, ficou congestionado (www.osservatoreromano.va).

Foram passos decisivos para a comunicação da Santa Sé, enquanto se aguarda o maior evento global que será realizado, com a Jornada Mundial da Juventude. O encontro, no momento, está em http://www.madrid11.com.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário