segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Um 2010 intenso para Bento XVI



O ano de 2010 promete ser um dos mais intensos dos cinco anos de pontificado de Bento XVI.
O pontífice, que a 16 de abril completará 83 anos, deve realizar quatro viagens apostólicas (Malta, Portugal, Chipre e Reino Unido), presidir um inédito Sínodo dos Bispos do Oriente Médio, e peregrinar, na Itália, a lugares tão simbólicos como Turim, que aloja o Santo Sudário.
Será um ano de decisões esperadas, como poderia ser a beatificação de João Paulo II, a redação da segunda parte de seu livro sobre “Jesus de Nazaré”, ou a publicação de sua exortação apostólica sobre a Palavra de Deus, na qual recolherá as conclusões do Sínodo dos Bispos do mundo de outubro de 2008.
E como em anos precedentes, 2010 pode trazer também decisões inesperadas em temas centrais para este pontificado, como é o avanço na unidade com os cristãos de outras confissões, ou com os crentes de outras religiões, em particular judeus e muçulmanos.
De fato, um dos acontecimentos que marcarão este ano será protagonizado já a 17 de janeiro, dia em que pela primeira vez visitará a sinagoga de Roma, um gesto de reconciliação em momentos em que setores judaicos criticaram o reconhecimento das virtudes heróicas de Pio XII.
Ano do Oriente Médio
Bento XVI, ao fazer um balanço de 2009 junto a seus colaboradores da Cúria Romana, recordando o Sínodo da África e sua primeira visita a esse continente como Papa, no mês de março passado, constatava que foi um ano marcado pelo “sinal da África”.
Deste modo, se poderia dizer que 2010 se apresenta sob o sinal do Oriente Médio, pois de 10 a 24 de outubro, reúnem-se os bispos desta área turbulenta do mundo, em torno do tema: “A Igreja Católica no Oriente Médio: comunhão e testemunho”.
O documento de trabalho (Instrumentum laboris) dessa assembleia de patriarcas, bispos e outros representantes cristãos será entregue pelo Santo Padre em sua visita ao Chipre, programada para 4 a 6 de junho.
Essa viagem é estratégica, pois enfoca, ademais, temas centrais para este pontificado, como o diálogo com a Igreja ortodoxa local, que desde a eleição do arcebispo Crisóstomo II se converteu em um poderoso motor do ecumenismo, assim como com o Islã, por causa da presença turca na dividida ilha.
Outras viagens
A primeira viagem que Bento XVI realizará terá por objetivo Malta, entre 17 e 18 de abril, em coincidência do 1.950º aniversário do naufrágio de São Paulo no arquipélago, que, segundo a tradição, ocorreu no ano 60 durante sua viagem para Roma. O apóstolo foi acolhido pela população local e permaneceu ali três meses.
O Papa Ratzinger celebrará a festa litúrgica da Virgem de Fátima, nesse santuário, a 13 de maio, no 93º aniversário do início das aparições aos três pastorinhos, durante sua peregrinação apostólica a Portugal, onde visitará ainda Lisboa e Porto.
Trata-se de uma etapa em sua volta ao mundo pelos grandes santuários marianos (Loreto --Itália--, Altötting --Alemanha--, Mariazell --Áustria--, Aparecida --Brasil--, Lourdes --França--, Mvolyé -Camarões--, Pompeia --Itália--, e outros).
A quarta viagem internacional prevista para este ano tem por meta o Reino Unido. Ainda que as datas não sejam oficiais, espera-se que ocorra entre 17 e 19 de outubro.
Nesta viagem, deveria beatificar John Henry Newman (1801-1890), intelectual anglicano que se converteu ao catolicismo e chegou a ser cardeal.
A visita teria, portanto, decisivas repercussões ecumênicas, depois da publicação do “motu proprio”, anunciado a 20 de outubro, que prevê a possibilidade de acolher no seio da Igreja Católica comunidades anglicanas que desejam voltar à comunhão plena com o bispo de Roma.
Para este ano, o Santo Padre prevê quatro viagens pastorais à Itália. A primeira será a Turim, onde rezará ante o Santo Sudário, a 2 de maio, no contexto da exposição extraordinária da relíquia (10 de abril a 23 de maio - http://www.sindone.org/).
A 4 de julho irá a Sulmona, na região flagelada pelo terremoto de abril passado. A ocasião da visita é o 8º centenário do nascimento do Papa Celestino V (falecido em 1296).
A 5 de setembro, o Papa visitará Carpineto Romano, pequeno povoado Da província de Roma, ao se celebrar o segundo centenário do nascimento do Papa Leão XIII.
A outra viagem à Itália está prevista para o domingo 3 de outubro, a Palermo, capital da Sicília, para participar de dois importantes encontros para a Igreja na ilha: com as famílias e com os jovens.
Outros acontecimentos
Entre os acontecimentos programados para o ano 2010, um dos mais importantes será o encerramento do Ano Sacerdotal, que terá lugar em Roma, de 9 a 11 de junho de 2010.
A este encontro, o Papa não só convidou os sacerdotes do mundo, mas todos os batizados, para testemunhar o amor de toda Igreja por seus sacerdotes, no encerramento do 150º aniversário do falecimento de São João Maria Vianney.
Em 2010, poderia acontecer a beatificação de João Paulo II. Para isso, necessita-se que avance o processo, que prevê o reconhecimento de um milagre por parte de uma comissão científica, de uma comissão de teólogos, de uma comissão de cardeais e bispos, e, por último, do próprio Papa.
Polo momento, não é possível prever uma data precisa, pois como explicaram várias vozes da Santa Sé, é necessário deixar que o processo siga seu curso habitual.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário