quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Presidente dos Focolares reúne-se com três mil budistas no Japão

A reunião da presidente do Movimento dos Focolares, Maria Voce, com três mil budistas da associação Rissho Kosei-kai tornou-se uma dos principais eventos de sua viagem pelo continente asiático.
No templo budista de Tóquio, Maria Voce iniciou seu discurso lembrando a fundadora do movimento dos Focolares, Chiara Lubich: “Sinto-me profundamente emocionada por estar presente nesta sala, onde falou, em 1981, Chiara Lubich”.
Participaram do encontro cerca de 3.000 membros da associação Rissho Kosei-kai, criada em 1938 por iniciativa de dois leigos budistas, Nikkyo Niwano e Myoko Naganuma, para promover a paz e o diálogo entre as diversas culturas.
O Japão foi o segundo país visitado por Maria Voce (antes ela passou pela Coreia do Sul). Estava acompanhada pelo vice-presidente dos Focolares, Giancarlo Faletti.
A associação budista Rissho Kosei-kai conta com mais de seis milhões de membros em Taiwan, Coréia do Sul, Cingapura, Tailândia, Bangladesh, Sri lanka, Índia, Nepal, China, Mongólia, Estados Unidos, Brasil, Suíça, e Rússia.
Seu fundador, Nikkyo Niwano, conheceu Chiara Lubich em 1979, em Roma, convidando-a posteriormente, em 1981, para falar na sede da associação em Tóquio.
Maria Voce disse que “apesar da grande diversidade, há muitos pontos em comum entre os dois movimentos”, acrescentando que, justamente por esse motivo, podem-se tornar “pontes entre os mundos budista e cristão”.
A presidente dos Focolares reafirmou o compromisso do movimento de “trabalhar conjuntamente para que a família humana seja mais unida no amor e na compaixão”.
Christina Lee, vice-diretora do Centro para o Diálogo Inter-religioso dos Focolares, referindo-se às relações com a associação Rissho Kosei-kai, explicou: “percebe-se que nos últimos 30 anos consolidou-se entre nós uma relação de grande confiança – de grande amor, eu diria”.
“Disseram a nós que o que estamos cultivando não é apenas um diálogo, mas uma profunda comunhão, como em uma família. É um caminhar juntos, acompanhando uns aos outros em direção ao amor, à meta que Deus estabeleceu para nós”.
“Desejamos que esta família cresça cada vez mais, levando este exemplo ao mundo, hoje tão marcado por conflitos, frequentemente provocados por diferenças de cultura e de religião”, concluiu Christina Lee.
Os frutos deste diálogo são, entre outros, os simpósios entre budistas e cristãos, promovidos desde 2002, visando a um maior conhecimento recíproco. O próximo simpósio será na Tailândia, entre 1 e 5 de fevereiro deste ano.
Os dirigentes dos Focolares visitaram também as Filipinas e Hong Kong, onde se encontraram com comunidades ligadas ao movimento destes países.
Maria Voce discursará, em 28 de janeiro, no Congresso Nacional do Clero, organizado pela Conferência Episcopal das Filipinas. Em seguida, visitará a Tailândia.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário