sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Exposição sobre compromisso da Igreja com os que sofrem

Por ocasião do 18º Dia Mundial do Doente, comemorado no próximo dia 11 de fevereiro, será inaugurada, no dia 9, no átrio da Sala Paulo VI do Vaticano, a exposição “A Igreja ao serviço do amor por aqueles que sofrem”, que apresentará 28 quadros do pintor Francesco Guadagnuolo.
A mostra faz parte do nutrido calendário de celebrações que foi organizado pelo Conselho Pontifício para a Pastoral no Campo da Saúde, no 25º aniversário da própria instituição e do Dia Mundial do Doente, entre 9 e 11 de fevereiro.
O principal tema dos quadros expostos, feitos em grande parte com técnicas mistas, é o servo de Deus João Paulo II e sua relação com o sofrimento.
“A exposição de pintura – explicou Dom José L. Redrado, secretário do Conselho Pontifício para a Pastoral no Campo da Saúde – está destinada a construir um corolário artístico cultural das celebrações religiosas programadas para o 25º aniversário do dicastério.”
Os três dias de celebração têm como fio condutor o título da Mensagem do Papa Bento XVI para o Dia do Doente, “A Igreja ao serviço do amor por aqueles que sofrem”.
“Neste mesmo espírito, também foi organizado um concerto de música clássica que será realizado no dia 10 de fevereiro, na Sala Paulo VI”, sublinhou Dom Redrado.
Com Claudia Koll como condutora, apresentar-se-á o duo pianístico integrado pelo alemão Rolf-Peter Wille e a taiwanesa Lina Yeh, assim como a Junior Orchestra do Conservatório Santa Cecília de Roma.
Entre os eventos mais importantes, está um simpósio internacional, programado para os dias 9 e 10 de fevereiro, na Sala Nova do Sínodo, centrado na carta apostólica Salvifici Doloris e no motu proprio Dolentium Hominum, com o qual o servo de Deus João Paulo II instituiu o Conselho Pontifício para a Pastoral no Campo da Saúde.
Para o dia 11 de fevereiro, está prevista a chegada ao Vaticano das relíquias de Santa Bernadette Soubirous e a Missa solene presidida pelo Papa.
Após as celebrações, será realizada uma procissão ao longo da Via da Conciliação e uma oração diante da estátua de Nossa Senhora de Lourdes, organizada pela União Nacional Italiana de Transporte de Doentes a Lourdes e Santuários Internacionais (UNITALSI), que concluirá na Praça de São Pedro. O Papa cumprimentará os doentes e seus acompanhantes, do balcão dos seus aposentos.
Além de numerosos cardeais e bispos, confirmaram sua participação nas celebrações: Margaret Chan, diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ministro italiano da Saúde, Ferruccio Fazio, o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, e o Dr. Carl Anderson, cavaleiro supremo dos Cavaleiros de Colombo.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário