sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

El Salvador: Bispos pedem por intervenção do Papa à causa de Dom Romero



A Conferência Episcopal de El Salvador (CEDES) pediu em carta ao Papa Bento XVI a “rápida conclusão” do processo de beatificação do arcebispo Óscar Arnulfo Romero, cujo aniversário da morte completará 30 anos em 24 de março deste ano.
Dom Romero foi assassinado a tiros em 24 de março de 1980, enquanto administrava a Eucaristia para doentes de câncer do Hospital da Divina Providência.
Em sua primeira reunião anual, os bispos salvadorenhos decidiram encaminhar o pedido em uma carta endereçada a Bento XVI.
“Uma decisão importante” tomada durante a reunião “foi a de encaminhar uma carta ao Santo Padre expressando o interesse de nossos pastores em uma rápida conclusão do processo de canonização de Dom Romero”, disse Dom Gregorio Rosa Chávez, bispo auxiliar de San Salvador.
No domingo passado, o arcebispo de San Salvador, Dom José Luis Escobar anunciou que Igreja iniciará a celebrações em memória de Dom Romero com algumas jornadas de reflexões.
Dom Escobar recomendou também aos salvadorenhos que orassem e promovessem o “culto pessoal”, para favorecer a beatificação de Dom Romero.
“Gostaria de fazer um apelo à oração”, disse. “Quando alguém é canonizado, é porque esta é a vontade de Deus”.
Durante uma coletiva de imprensa, o prelado disse que o processo estaria “em fase avançada”, mas não soube precisar quanto tempo ainda levaria até sua conclusão.
Neste contexto, pediu aos fiéis que “roguem a Deus sob a intercessão de Dom Romero”, e que deem seu testemunho de graças, favores e milagres recebidos.
O prelado disse esperar que o processo se desenvolva em um ambiente “sereno”, livre da influência de questões políticas e sociais.
“Pedimos, em diversas ocasiões, por um extremo respeito à causa de Dom Romero”, explicou.
A Comissão para a Verdade, instituída para investigar os crimes políticos cometidos durante a guerra civil salvadorenha (1980 – 1992), declarou, num relatório divulgado em março de 1993, que o provável mandante do assassinato teria sido Roberto D'Aubuisson, fundador do partido conservador de direita Alianza Republicana Nacionalista (ARENA).
Dom Romero denunciou as injustiças contra a população e os assassinatos políticos perpetrados pelos “esquadrões da morte”.
O prelado convidou os jovens a participarem do dia da juventude, que este ano será dedicada à memória de Dom Romero e culminará, no dia 20 de março, com uma celebração eucarística na Catedral de San Salvador.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário