segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O Espírito conduz à unidade assumindo a diversidade, diz Papa



Um dia antes de encerrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o Papa quis referir-se à Igreja como um organismo rico, vital e não uniforme.
Ele o fez hoje, ao rezar o Angelus com os peregrinos na praça de São Pedro.
Bento XVI afirmou que, graças aos carismas doados pelo Espírito Santo, “a Igreja se apresenta como um organismo rico e vital, não uniforme, fruto do único Espírito que conduz a todos a uma unidade profunda, assumindo a diversidade sem a abolir, e realizando assim um conjunto harmonioso”.
Referindo-se ao texto de São Paulo correspondente à liturgia de hoje, indicou que “a Igreja é concebida como um corpo, do qual Cristo é a cabeça, e que com Ele constitui um todo”.
E explicou que “o que o apóstolo pretende comunicar é a ideia de unidade na multiplicidade dos carismas, que são os dons do Espírito Santo”.
Em seguida, destacou que a Igreja “prolonga através da história a presença do Senhor ressuscitado, em particular por meio dos sacramentos, da Palavra de Deus, dos carismas e ministérios distribuídos pela comunidade”.
“Portanto, é precisamente em Cristo e no Espírito que a Igreja é una e santa, isto é, numa comunhão íntima que transcende as capacidades humanas e as sustenta”, acrescentou.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário