segunda-feira, 19 de março de 2012

Uma alma toda de Deus

Publicamos a seguir um texto de espiritualidade escrito pela irmã Maria Elisabeth da Trindade, do Carmelo de Três Pontas, MG, e enviado para os leitores do Zenit. O artigo nos apresenta a vida da Serva de Deus, Tereza Margarida do Coração de Maria, que começou recentemente o processo de Canonização, no dia 4 de Março deste ano (Cfr. Notícia Zenit 04 de Março de 2012).


Irmã Maria Elisabeth da Trindade

“Ele quer viver em nós, e em nós irradiar bondade, paz, amor. Deixemo-Lo tomar conta de nosso ser, pelo Espírito Santo, com Maria, para a alegria, a glória do Pai”. (Nossa Mãe)

Assim que eu vejo a Nossa Mãe, como uma alma toda de Deus.

Nossa Mãe, assim a chamávamos, por ser a fundadora do Carmelo São José, na cidade de Três Pontas, e por ter assumido de fato uma maternidade espiritual não somente junto às suas filhas do Carmelo, mas também junto a todo o povo que encontrava nela o carinho, o apoio, a ternura de uma verdadeira mãe.

Madre Tereza Margarida do Coração de Maria, cujo nome de batismo era Maria Luíza Resende Marques, nasceu em 24 de dezembro de 1915 na cidade de Borda da Mata, no estado de Minas Gerais. Foi batizada na igreja de Nossa Senhora do Carmo, desta cidade, em 10 de fevereiro de 1916.

Nossa Mãe sempre dizia que a maioria das vocações que entram para o Carmelo, são atraídas por Santa Teresinha. Ela, ao contrário, conheceu o Carmelo lendo as “Memórias da Beata Elisabeth da Trindade.” Sentiu no seu coração o desejo de viver uma vida escondida em Deus, na oração e silêncio. Só depois conheceu Santa Teresinha, lendo a “História de uma alma.” Que foi também sua “Irmãzinha”, que a acompanhou durante toda a sua vida.

Aos 21 anos ingressou no Carmelo de Mogi das Cruzes-SP. Naquele tempo a vida no Carmelo era marcada pela austeridade e penitência. Nossa Mãe, de saúde frágil, mas de espírito firme, tudo suportou por amor a Jesus. Com apenas vinte dias de sua entrada no Carmelo, foi atingida por uma forte dor pela morte de seu pai. Sentiu muito, pois naquele tempo não era permitida a saída da clausura. Deixara em casa irmãos ainda pequenos. Mas abraçou tudo com espírito de fé.

O Carmelo de Mogi era uma casa improvisada, adaptou-se para isso uma antiga Igreja do lugar, porém as celas das Irmãs ficaram mal instaladas, de sorte que não recebiam muita luz solar, estando sempre a casa úmida. Isso prejudicava a saúde das Irmãs.

Mas, Nossa Mãe vivia feliz, cumprindo com amor suas obrigações e ofícios.

Pensou-se então na construção de um novo Mosteiro na cidade de Aparecida do Norte. O Carmelo de Mogi das Cruzes mudou-se para Aparecida em 1952.

No Carmelo de Aparecida Nossa Mãe foi Sub-Priora e Mestra de Noviças.

Um dia, quando menos esperava, sua Madre aproximou-se dela dizendo que a Diocese de Campanha, pedia a fundação de um Carmelo, e achava que a única pessoa que poderia assumi-lo seria ela – Nossa Mãe. Ela respondeu-lhe: “Três tentações nunca tive na vida: contra minha fé, minha vocação e o desejo de ter algum cargo importante. Mas farei o que a obediência mandar”.

Uma vez decidida, e ao saber, que o novo Carmelo seria de São José, ela disse: “Para São José, eu nada posso recusar, porque Ele nunca me recusou nada”.

Tudo se realizou conforme os desígnios de Deus. E no dia 16 de julho de 1962 nascia o Carmelo São José, na cidade de Três Pontas. Viveu nesse Carmelo durante 43 anos.

Atendia a todos os que dela se aproximavam, e tinha sempre uma palavra amiga, um gesto de carinho, de atenção, de ternura e bondade.

Nós também na Comunidade experimentávamos isso. Tive a graça de conviver com ela e experimentar seu carinho de mãe. Era sempre muito preocupada com cada filha.

Como mestra, ensinava não tanto com as palavras, mas com o exemplo. Era uma alma de oração, de silêncio. Corrigia-nos com firmeza, mas ao mesmo tempo com doçura. Era simples e alegre.

Repetia sempre: “Nunca nos cansemos de procurar crescer no amor e no zelo para salvar almas. Estamos aqui no Carmelo para isto.”

Nossa Mãe partiu para Deus no dia 14 de novembro de 2005.

Tão cedo, o povo já a aclama como Santa. A Abertura do Processo de Beatificação teve início no dia 4 de março de 2012.

Rezamos pedindo pela sua Beatificação e que ela do céu interceda por todos nós!




Oração pela Beatificação da Serva de Deus

Madre Tereza Margarida, “Nossa Mãe”

Trindade Santa, vós ornastes vossa serva,

Madre Tereza Margarida do Coração de Maria, Nossa Mãe,

com inúmeras virtudes. Nutria profundo amor a Vós e ao próximo,

acolhia e escutava a todos que a ela acorriam

e, sorrindo, procurava fazer o bem.

Confiando em sua intercessão, peço-vos a graça de que necessito (...)

E se for para vossa glória e o bem da Igreja,

suplico-vos que ela seja elevada à honra dos altares.

Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

Glória ao Pai... (3X)

O horário para visitação à Capelinha de Nossa Mãe: todos os dias a partir das 6h:30min até às 17h.

Graças alcançadas por intercessão de Nossa Mãe devem ser comunicadas ao Carmelo São José (Rua Amazonas, 40. Bairro Santa Inês. CEP: 37.190-000 Três Pontas/MG – E-mail: carmelo3pontas@tpnet.psi.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário