quarta-feira, 21 de março de 2012

Um lugar especial para Cristo Rei

A criação deste lugar especial, começou com uma missa em 1919. Com 53 anos, dia 25 de março de 2012 o Papa Bento XVI irá reafirmar a mesma fé que consagrou a construção deste monumento de mais de 20 metros de altura. A história de “cubilete” é, certamente, uma história de obstáculos, mas também de perseverança.

Em novembro de 1919, o bispo de León Guanajuato José Guadalupe Albino Emeterio Valverde Tellez, realizou uma visita pastoral a Silao, Guanajuato, e estando hospedado no templo do Senhor do Perdão - administrado pelos Carmelitas, olhou para o monte “El Cubilete”. Lá, ele sentiu o desejo de celebrar uma missa no topo. Estavam se aproximando as festas da "Vigilia de Espigas" - que é muito tradicional em Adoração noturna, era o momento ideal.

Uma vez que o bispo Valverde Telles celebrou a missa, o padre Eleuterio de Maria Santíssima Ferrer - sacerdote carmelita e diretor espiritual dos adoradores, propôs a colocação de uma lapide comemorativa. Em resposta, o presidente da seção Felipe Bravo Araujo disse que seria melhor fazer um monumento , mas sobre ele, a imagem do Sagrado Coração de Jesus. A idéia foi comunicada ao bispo Valverde, que com satisfação aceitou e quis que tivesse o caráter diocesano; colocou a primeira pedra em 12 de Março e em 11 de abril de 1920 fez a sua dedicação.

Os bispos fizeram dele um monumento nacional e solicitou que fosse substituído por um maior, o que foi aprovado em 10 de outubro de 1920, dia que é comemorado no México o Jubileu de Prata da Coroação da Virgem de Guadalupe. Além disso, tornou-se votiva, porque assim o Episcopado cumpriria o voto feito ao Sagrado Coração em 11 de junho de 1914 de erguer um templo nacional.

Note-se que o morro do “cubilete” está localizado a 2.579 metros acima do nível do mar e marca exatamente o centro geográfico do México.

Os trabalhos do segundo monumento começaram em 1923, mas a contrução foi impedida de continuar. Era uma época dificil de perseguições cristãs. O ato de erguer uma estátua em homenagem a Cristo Rei foi então considerado um ato inconstitucional e um desafio para o governo. Em 30 de janeiro de 1928 o local foi explodido.

Depois de várias tentativas, lutas contínuas e momentos de desespero, em 11 de dezembro de 1944, o bispo Valverde abençoou e colocou a pedra fundamental do então, quinto monumento. Naquele mesmo dia, abençoou a Hermitage Expiatória - que foi construída no lugar onde a primeira estátua foi explodida, para pedir perdão pelo sacrilégio do atentado.

O monumento a Cristo Rei tem duas partes: uma basílica-esfera, simbolizando o universo e sobre ela a estátua do Cristo Rei com dois anjos que oferecem duas coroas: a do mártirio e a da realeza. A estátua, de estilo helenístico, obra do escultor Fídias, simboliza a realeza divina de Cristo, o Senhor do universo.

Quando o bispo Valverde faleceu (1948), o trabalho estava bem avançado e o Bispo Manuel Martin del Campo Padilla continuou as obras. Em 11 de dezembro de 1950 abençoou a estátua em nome de Sua Santidade Pio XII. Naquele dia completava 25 anos da encíclica Quas Primas , de Pio XI, que estabeleceu a festa universal de Cristo-Rei.

A bênção de custódia monumental, verdadeiro trono de Cristo Rei Eucarístico, foi realizada em 20 de abril de 1960.

Foi um caminho difícil, como o caminho que muitos peregrinos tiveram que percorrer entre lacunas estreitas e cheias de pedras antes que o acesso a este santuário tivesse as características de hoje.

Podemos constatar com a história, que este é um lugar especial para Cristo Rei. Com os braços estendidos, desde o alto, com a sua sombra que abrigará o sucessor de São Pedro e os milhares de pessoas de boa vontade que receberão o mensageiro da paz, Bento XVI.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário