quinta-feira, 1 de março de 2012

Síria: a comunidade de Mar Moussa, vítima de um ataque armado

Na quarta-feira, 22 de Fevereiro, a comunidade de Mar Moussa na Síria sofreu um ataque armado.

De acordo com um comunicado divulgado pela comunidade do mosteiro de Mar Moussa el-Habachi, na quarta-feira 22 de fevereiro, por volta das 18 horas, realizou-se os seguintes fatos:

"Cerca de 30 homens armados, que, com exceção do comandante, estavam mascarados, invadiram o celeiro do mosteiro, onde havia alguns funcionários. Saquearam as instalações em busca de armas e dinheiro, perguntando onde estava o padre responsável. Um dos funcionários foi obrigado a levar algumas pessoas armadas para a outra parte do mosteiro. Ali, quatro freiras foram fechadas em uma sala sob vigilância, quando se preparavam para ir para a oração. Em seguida, alguns dos agressores entraram na igreja. A comunidade monástica, reunida para a meditação lembrou-lhes que este espaço estava consagrado à oração e merecia respeito. Os homens armados obrigaram os presentes, sob ameaças, a se reunirem em um canto da igreja. Depois interceptaram outras pessoas no mosteiro tratando-as de uma forma brutal. Então, sem causar maiores danos, continuaram, sempre sem sucesso, a buscar armas e dinheiro, destruindo todos os meios de comunicação que eles encontraram. Durante o ataque, o responsável do grupo tirava fotos com o seu celular. Depois de permitir que continuassem a oração, ordenou que os presentes permanecessem na igreja durante uma hora. "

"O superior do mosteiro – continua o comunicado – estava em Damasco, e só pôde voltar na madrugada da quinta-feira".

O comunicado disse que "aqueles que tinham autoridade entre as pessoas armadas tinham declarado em seguida a sua intenção de não prejudicar as pessoas presentes no mosteiro, e realmente cumpriram sua palavra durante a agressão".

Naturalmente, continua o comunicado, "surge a questão sobre a identidade do grupo armado. Impossível no momento dar uma resposta certa. Parece ser que se trata de homens acostumados com o uso de armas, a fim de atender seus interesses materiais. Fica totalmente obscurecida a razão pela qual procuravam armas em um mosteiro conhecido há anos pela sua escolha e sua promoção da não-violência."

"Agradecemos a Deus – conclui o comunicado – pela proteção dos seus anjos e oramos durante a missa pelos nossos agressores e suas famílias. Apesar destes acontecimentos dolorosos, não perdemos a paz e nem o desejo de servir à reconciliação. "


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário