quinta-feira, 8 de março de 2012

Argentina: a Igreja quer contribuir na reforma do Código Civil

Acontece hoje em Buenos Aires a 161ª Reunião da Comissão Permanente da Conferência Episcopal Argentina. Os 22 bispos participantes, presididos por dom José María Arancedo, arcebispo de Santa Fe de Vera Cruz, receberam o novo núncio apostólico no país, dom Emil Paul Tscherrig.

O porta-voz episcopal, pe. Jorge Oesterheld, explicou à imprensa que as sessões começaram com um intercâmbio pastoral sobre os temas que preocupam os bispos e a sociedade, como o projeto de reforma do Código Civil, que a presidente Cristina Fernández Kirchner anunciou na Assembleia Legislativa. "Acredito que temos muito para contribuir. Preocupação com o assunto, certamente nós temos".

Oesterheld precisou que “no tocante à vida e à dignidade das pessoas, a Igreja quer ser escutada e dar a sua opinião”, e recordou que é preciso “dar valor a cada vida desde a concepção até a morte natural”. Entre outras objeções à iniciativa oficial, figuram a fecundação in vitro e o descarte de embriões, a determinação genética dos fetos, o aluguel de útero, a fecundação post mortem e o divórcio “expresso”.

Sobre a atual greve de professores em alguns distritos argentinos, Oesterheld respondeu: “A Igreja sempre destacou a importância da educação. Esperamos uma solução em breve, para que os alunos tenham tempo e espaço para a educação”.

Os bispos analisaram os eventos que devem se realizar no Ano da Fé, convocado pelo papa Bento XVI, e a sua vinculação com a missão continental dos episcopados latino-americanos, impulsionada pela reunião de Aparecida, em maio de 2007. O grupo preparará também o temário da 103ª Assembleia Plenária, de 23 a 28 de abril, e completará a nomeação de secretários executivos de comissões episcopais.

Serão ouvidos, ainda, os informes da Comissão Episcopal de Missões e do Congresso Catequético Nacional, que acontece em maio na diocese de Morón.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário