quinta-feira, 1 de março de 2012

A fé inata dos ucranianos

"Na Europa Oriental as pessoas acreditam na natureza. Mas muitos nunca aprenderam a profunda verdade de fé". Em uma visita à sede de Ajuda à Igreja que Sofre, monsenhor Mieczyslaw Mokrzycki narra a desorientação religiosa da ex-república soviética.

O arcebispo de Leopoli explica à Fundação pontifícia que depois de décadas de ateísmo forçado muitos ucranianos "buscam respostas para a sua urgente necessidade de fé" na ajuda de adivinhos ou astrólogos". Todo mundo aqui faz o sinal da cruz quando passa na frente de uma Igreja - ironiza" Don Mietek" para explicar a tendência inata do Leste Europeu de crer em Deus - mas a sua fé não tem bases sólidas."

Portanto, em vista do ano da fé proclamado por Bento XVI, a Arquidiocese de Leopoli está organizando várias iniciativas e, seguindo as indicações pastorais publicadas pelo Vaticano, muitas peregrinações. Essas ocasiões, assinala monsenhor Mokrzycki, não devem ser vistas como meros "passeios de aventura", mas como oportunidades para compartilhamento e de recolhida em oração

O ex-secretário de João Paulo II refere-se com orgulho da participação assídua dos jovens na vida da Igreja. "É gratificante ver quantos jovens, especialmente estudantes, participam dos nossos encontros porque desejam conduzir uma vida justa na qual Deus esteja sempre presente”. O que preocupa o bispo são as crianças, que sofrem a "falta de segurança afetiva", e muitas vezes se refugiam no uso das drogas. "Na Ucrânia, o número de famílias separadas é impressionante e cresce implacável o número dos euro-órfãos: os filhos de ucranianos que se transferiram para o exterior em busca de trabalho".

Ajuda à Igreja que Sofre está desde 1963 ao lado da Igreja na Ucrânia, pela qual em 2010 realizou projetos por mais de 4,5 milhões de euros. Numerosas reconstruções e restaurações - incluindo a reestruturação da Cúria em Leopoli – e os projetos relacionados à formação, como a publicação do novo Catecismo da Igreja greco-católica ucraniana "Христос наша Пасха" (Cristo, nossa Páscoa).

*

Para informações (Italiano) sobre Ajuda à Igreja que Sofre (AIS): http://www.acs-italia.glauco.it/

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário