segunda-feira, 12 de março de 2012

Comunicação da fé e testemunho cristão

Em vista do Ano da fé e do Sínodo sobre a Nova Evangelização, a Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma, organiza para os próximos dias 12 e 13 de março o Congresso Comunicação da fé e testemunho cristã. Centrado na eficácia da “comunicação da fé”, através da combinação de testemunho e palavra, conforme incentivado pelo Concílio Vaticano II.

“A comunicação da fé representa o grande desafio dos nossos tempos, e o demonstra os notáveis esforços neste sentido realizados pelo magistério de Bento XVI e de seu predecessor, beato João Paulo II - declara o Prof. Paul O`Callaghan, do comitê organizador -. O próprio Concílio Vaticano II foi convocado com a finalidade de poder comunicar a fé com maior eficácia”.

Por isso, “em uma época em que as mudanças culturais são tão intensas e rápidas”, o desafio da comunicação da fé “se torna central”. Mas isso deve ser perseguido redescobrindo entre ambas as categorias de testemunho, que continua a ser "a melhor garantia da autenticidade da fé comunicada, e a palavra “essencial na evangelização", dando nova vitalidade ao apostolado de todos os cristãos “para a evangelização do mundo”.

Ao iniciar os trabalhos o Mons. Giuseppe Angelini (Faculdade de Teologia da Itália Setentrional) apresentará O significado antropológico do testemunho cristão, seguido do Rev.Prof. Javier Maria Prades López (Universidad San Damaso) com A categoria do testemunho nos documentos da Igreja do Concílio VaticanoII.

Na tarde de segunda-feira é esperada a participação do Monsenhor Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, que falará sobre Testemunho, palavra e nova evangelização.

Em seguida, uma mesa redonda sobre Testemunho cristão, arte e sociedade coma participação de Maria Vittoria Marini Clarelli (Superintendente da Galeria de Arte Moderna e Contemporânea de Roma), Giulio Base (ator e diretor) e Costanza Miriano (jornalista e escritora).

O segundo dia, terça-feira, 13 de março, interverão o VerProf.Carlos Jódar (Santa Cruz) com A Sagrada Escritura como testemunho ; o Ver.Prof.Paul O`Callaghan (Santa Cruz), com A articulação entre palavra e evento na Dei Verbum, chave no testemunho cristão, e o Ver.Prof.César Izquierdo (Universidade de Navarra), com Testemunho e diálogo na missão universal da Igreja.

A mesa redonda da tarde, sobre Testemunho cristão e atividade política, terá a participação dos honoráveis Gugliemo Vaccaro, Roberto Rao e do senador Gaetano Quagliariello.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário