quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Patriarcado de Lisboa destaca Palavra de Deus



No Programa Diocesano de Pastoral

O Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, espera continuar a acentuar o papel da Palavra de Deus na edificação da Igreja, com o Programa Diocesano de Pastoral 2009-2012.
Segundo informa Agência Ecclesia, o desejo foi expresso na introdução do calendário do novo ano pastoral, que terá como tema inspirador “Assumir a Palavra de Deus como luz para a vida: alimento da oração, forma da comunidade e sustento da missão”.
“Se este ano, na linha do último Sínodo dos Bispos, continuamos a acentuar o papel da Palavra de Deus na edificação da igreja, é porque sabemos que quanto mais profundamente acolhermos a Palavra, melhor celebraremos os sacramentos, nos abriremos à experiência da oração, daremos testemunho, na vida, da novidade cristã e ensinaremos os cristãos a ler a realidade e a história à luz da fé”, explica o cardeal.
Na introdução ao programa de pastoral, Dom José Policarpo assinala que “o objetivo fundamental é sempre o mesmo, edificar a Igreja, corpo de Cristo”.
Por isso, acrescenta, “a programação pastoral tem de incluir, na especificidade de cada Ano, a continuidade das opções pastorais dos anos anteriores”. Exemplificando, o Patriarca de Lisboa alude à vivência do Ano Paulino, que “não pode ser um capítulo encerrado”.
Dom José Policarpo aborda também a questão dos sacramentos. “Temos de dar prioridade à lógica da graça e à natureza sobrenatural da vida cristã, para que a Igreja possa ser, no mundo de hoje, um sinal do Reino de Deus, interpelante e motivador de esperança”, afirma.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário