segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Papa propõe modelos para o Ano Sacerdotal

Pontífice se reuniu com fiéis para o Angelus em Castel Gandolfo

Bento XVI afirmou hoje que os fiéis e especialmente os sacerdotes devem buscar nos testemunhos dos santos exemplos para o desempenho de sua missão.
Nas palavras introdutórias à oração do Angelus, junto aos peregrinos reunidos no pátio da residência apostólica de Castel Gandolfo, Bento XVI disse que este Ano Sacerdotal “é uma valiosa oportunidade para aprofundar o valor da missão dos sacerdotes na Igreja e no mundo”.
“Úteis pontos de reflexão a este respeito se encontram na memória dos santos que a Igreja nos oferece a cada dia”, afirmou.
Nestes primeiros dias de agosto, o Papa recordou alguns santos “que são verdadeiros modelos de espiritualidade e de dedicação sacerdotal”.
Santo Afonso Maria de Ligório, celebrado neste sábado, “bispo e doutor da Igreja, grande mestre de teologia moral e um modelo de virtudes cristãs e pastorais, sempre atento às necessidades religiosas do povo”.
“Hoje nós contemplamos em São Francisco de Assis o ardente amor pela salvação das almas que cada sacerdote deve sempre nutrir.”
O Papa lembrou São João Maria Vianney, inspirador do Ano Sacerdotal, “humilde pároco, que é um modelo de vida sacerdotal não só para os paroquianos, mas também para todos os sacerdotes”.
O pontífice lembrou ainda São Caetano de Thiene, que a Igreja celebra a 7 de agosto, “que costumava repetir que ‘não é com o amor sentimental, mas com o amor dos fatos que se purificam as almas’”.
Também citou São Domingos (8 de agosto), “do qual se disse que, ‘quando abria a boca, ou era para falar com Deus na oração ou para falar de Deus’”.
Bento XVI recordou também “a grande figura do Papa Montini, Paulo VI, do qual ocorre, a 6 de agosto, o trigésimo primeiro aniversário da morte”, homem de uma vida “profundamente sacerdotal e rica de tanta humanidade”.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário