sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Eleito novo secretário do Conselho Mundial de Igrejas



O teólogo e pastor norueguês Olav Fykse Tveit

O teólogo e pastor norueguês Olav Fykse Tveit, 48 anos, foi eleito secretário geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) nesta quinta-feira pelo comitê central da organização reunido em Genebra de 26 de agosto a 2 de setembro.
Tveit é o sétimo secretário geral da organização ecumênica e o mais jovem desde que Willem A. Visser ‘t Hooft liderou o CMI durante seu processo de formação e após sua assembleia constitutiva há seis décadas.
“Realmente sinto que esta tarefa é um chamado de Deus. Sinto que temos muito que realizar juntos”, disse Tveit em suas palavras de aceitação.
Sublinhou o espírito de unidade que dominou o processo e expressou a esperança de que continuará reinando no caminho em comum. Tveit alentou aos membros do comitê a continuar orando por ele: “Por favor, não parem!”, disse.
Desde 2002, o reverendo Olav Fykse Tveit ocupa o cargo de secretário geral de Ecumenismo e Relações Internacionais do Conselho de Igrejas da Noruega.
Tveit é membro da Comissão de Fé e Constituição do CMI e da mesa de diretores do comitê do Conselho Cristão da Noruega.
Foi previamente Secretário da Comissão sobre Doutrina da Igreja da Noruega (1999-2000), e da Comissão de Relações Igreja Estado (2001-2002). É pastor da Igreja [Luterana] da Noruega e atuou como pároco em Haram, Diocese de Møre, 1988-91 e como capelão militar durante seu ano obrigatório de serviço nacional em 1987-88.
O outro candidato para este posto foi o reverendo Park Seong-won, teólogo presbiterano da Coreia do Sul.
Tveit sucederá o secretário geral, o reverendo Samuel Kobia, que havia informado ao comitê central em fevereiro de 2008 que não aspirava a um segundo mandato no cargo. Kobia foi secretário geral do CMI desde janeiro de 2004.
O CMI agrupa 349 igrejas, denominações e comunidades de igrejas em mais de 110 países e territórios de todo mundo que representam mais de 560 milhões de cristãos, incluídas a maioria das igrejas ortodoxas, grande quantidade de igrejas anglicanas, batistas, luteranas, metodistas e reformadas, assim como muitas igrejas unidas e independentes.
Apesar de que a maioria das igrejas fundadoras do CMI eram europeias e norte-americanas, hoje a maior parte está na África, Ásia, Caribe, América Latina, Oriente Médio e Pacífico.
A Igreja católica não faz parte do CMI, mas colabora com suas instituições, em particular com sua Comissão de Fé e Constituição. Esta colaboração acontece em particular com o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, há 44 anos.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário