terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fundação papal para a América Latina aprova 193 projetos

Conselho de Administração da Populorum Progressio reunido na Alemanha

O Conselho de Administração da Fundação Populorum Progressio aprovou na reunião que manteve de 27 a 31 de julho, na localidade alemã de Paderborn, 193 projetos de ajuda ao desenvolvimento integral a favor de comunidades indígenas, mestiças, afro-americanas e camponesas da América Latina e do Caribe.
Um comunicado firmado por Dom Segundo Tejado Muñoz, oficial do Conselho Pontifício Cor Unum, informa que os fundos destinados para o financiamento dos projetos superam os dois milhões de dólares.
A maior parte das iniciativas aprovadas pela fundação será realizada no Brasil com 39 projetos, Colômbia com 35, Peru 27 e Equador com 18.
Os projetos apresentados à fundação no ano 2008 foram 203 por parte de diversas comunidades católicas e grupos pastorais das dioceses. Contam com a aprovação do bispo do lugar. Só dez não puderam ser aceitos pelo Conselho de Administração da Fundação.
Os fundos que distribui a fundação serão financiados quase totalmente pelo Comitê para a ajuda ao Terceiro Mundo da Conferência Episcopal Italiana.
Os projetos afetam diferentes aspectos do desenvolvimento integral das comunidades, como saúde, moradia, água potável, educação, infra-estruturas municipais, produção, alimentação, formação religiosa e cívica.
Na reunião se aproveitou para apresentar diversas situações sócio-políticas e eclesiais das nações representadas, no contexto pastoral de todo o continente, com especial atenção pela situação que atravessam Honduras e outros países que estão vivendo situações de tensão social e política.
A reunião contou com a presença do cardeal Paul Joseph Cordes, presidente do Conselho Pontifício Cor Unum e, como tal, também presidente da Populorum Progressio.
Entre os presentes, se encontravam o cardeal Juan Sandoval Iñiguez, arcebispo de Guadalajara (México) e presidente do Conselho Administrativo; o arcebispo de La Paz (Bolívia), Dom Edmundo Abastoflor Montero, vice-presidente do Conselho; o arcebispo de Palmas (Brasil), Dom Alberto Taveira Corrêa; o arcebispo de Guayaquil (Equador), Dom Antonio Arregui Yarza; o bispo do vicariato apostólico de Yurimaguas (Peru), Dom José Luis Astigarraga Lizarralde; Dom Tejado Muñoz, e Juan Vicente Isaza Ocampo, secretário do Conselho.
A Fundação Populorum Progressio foi criada por João Paulo II em 1992 com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das comunidades de camponeses mais pobres da América Latina e ser sinal e testemunho do anseio cristão de fraternidade e autêntica solidariedade.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário