quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Bispos ameaçado na Nicarágua informam Papa sobre violência

Três prelados receberam ameaças de morte

A Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN) apresentará um informe a Bento XVI sobre “o perigoso ambiente de violência”, do qual fazem parte as ameaças de morte a três bispos, segundo informou a imprensa local.
O vice-presidente da Conferência, Dom Juan Abelardo Mata Guevara, S.D.B., bispo de Estelí, explicou à edição desta terça-feira do jornal La Prensa que o informe será enviado ao Papa através do núncio apostólico na Nicarágua, o arcebispo Henryk Józef Nowacki.
“Um bispo está ao serviço direto do Santo Padre (Bento XVI) e é nosso dever também informar os superiores. Nossos superiores são justamente o Santo Padre junto com as pessoas que o assessoram em seu ofício de governo”, assinalou o bispo.
Dom Mata foi ameaçado de morte na semana passada através de um correio eletrônico que chegou à Rádio Católica da Nicarágua, junto a outros dois prelados, o bispo de Granada, Dom Bernardo Hombach, e o bispo de Chontales, Dom René Sándigo.
As ameaças aconteceram depois de que o arcebispo de Manágua condenou as agressões que sofreram em 9 de agosto membros da Coordenadoria Civil na catedral metropolitana durante um ato cultural por parte de supostos simpatizantes da Frente Sandinista.
O procurador geral de Direitos Humanos, Omar Cabezas, em um programa transmitido pelo Canal 4 da televisão local, próximo ao Governo, acusou os bispos Mata e Hombach de serem agentes da Agência Central de Informação dos Estados Unidos (CIA).

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário