terça-feira, 18 de agosto de 2009

Delegação do episcopado norte-americano em Cuba

Analisa a colaboração pastoral e a ajuda à ilha após os furacões

Neste semana, acontece uma visita de três bispos e dois sacerdotes dos Estados Unidos a Cuba, com o objetivo de fomentar as relações pastorais entre ambos episcopados e revisar os danos causados por três furacões que devastaram a ilha no ano passado.
A informação da visita foi divulgada pela Conferência de Bispos Católicos de Cuba, através de seu secretário, o sacerdote José Félix Pérez. Segundo o presbítero, a visita “quer continuar essa relação que se mantém há muitos anos de colaboração, de intercâmbio, onde não só o aspecto de ajuda é importante”.
A delegação norte-americana faz parte do secretariado para América Latina da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos e é liderada pelo arcebispo de Boston, o cardeal Sean O’Maileu; o bispo de Orlando, Dom Thomas Wenski; e o bispo auxiliar de Santo Antonio, Dom Oscar Cantú.
A viagem anterior de uma delegação episcopal norte-americana a Cuba aconteceu em agosto de 2008, justamente no momento que acabava de passar o primeiro furacão da temporada. Em seguida vieram outras duas grandes tempestades. O episcopado dos Estados Unidos, através da Cáritas Cuba, canalizou uma importante ajuda econômica às vítimas.
Pe. José Félix Pérez precisou que o episcopado dos Estados Unidos “também sustenta outros projetos que não têm a ver com os furacões. São projetos – disse – para ajudar a pastoral, para ajudar as diferentes iniciativas em suas dioceses”.
A Igreja católica em Cuba teve uma difícil relação com o governo comunista, que começou a mudar favoravelmente desde que João Paulo II visitou Cuba há pouco mais de uma década.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário