quinta-feira, 5 de março de 2015

O bispo não reúne o povo em volta de sua própria pessoa, mas em volta de Cristo

Papa Francisco ressaltou que o bispo não reúne os fiéis em torno de sua pessoa, mas em torno de Cristo. Fê-lo na audiência com os participantes do 38 °Congresso dos Bispos amigos do Movimento dos Focolares, que está sendo realizado em Castel Gandolfo de 3 a 6 de março. Presentes no encontro 60 prelados de 35 países. Na audiência com o Santo Padre também estiveram presentes a presidenta do Movimento, Maria Voce, e o vice presidente, Jesus Moran.
Os bispos, como recordou o Papa em seu discurso, estão reunidos em Roma pela amizade com este movimento e pelo "interesse na espiritualidade de comunhão". A reflexão destes dias está centrada sobre o tema "Eucaristia, mistério de comunhão".
O Santo Padre dedicou algumas palavras de agradecimento aos bispos provenientes de terras “ensanguentadas” como Síria, Iraque e Ucrânia. "No sofrimento que vivem com o povo, vocês experimentam a força que vem de Jesus Eucarístico, força para prosseguir unidos na fé e na esperança", disse o Papa. E garantiu a certeza de que na celebração da Missa diária "estamos unidos a vocês, rezamos por vocês oferecendo o Sacrifício de Cristo”.
O Papa afirmou que "o carisma da unidade próprio da Obra de Maria está fortemente ancorado à Eucaristia, que lhe dá o caráter cristão e eclesial. Sem a Eucaristia a unidade perderia seu polo de atração divina e se reduziria a um sentimento e a uma dinâmica apenas humana, psicológica, social". A Eucaristia garante –afirmou- que no centro está Deus, e que o seu Espírito, o Espírito Santo move os nossos passos e as nossas iniciativas de encontro e de comunhão.
Por outro lado, o Santo Padre recordou que os bispos reúnem as comunidades em volta da Eucaristia, na mesa da Palavra e do Pão da vida. "Este é o nosso serviço, e é fundamental", disse ele. E acrescentou que o bispo é princípio de unidade na Igreja, mas isso não acontece sem a Eucaristia, o “bispo não reúne o povo em volta de sua própria pessoa, de suas próprias ideias, mas em volta de Cristo presente em Sua Palavra e no Sacramento do Seu Corpo e Sangue". Ele também lembrou que "seguindo Jesus, Bom Pastor feito Cordeiro imolado e ressuscitado, o bispo reúne as ovelhas confiadas a ele com a oferta de sua vida, assumindo ele mesmo uma forma de existência eucarística". O Papa especificou que assim, o bispo conformado a Cristo, se converte em Evangelho vivo, se converte em pão repartido pela vida de muitos com a sua pregação e seu testemunho. Quem se alimenta com fé de Cristo Pão vivo -explicou- é impulsionado por seu amor a dar a vida pelos irmãos, a sair, a ir ao encontro do marginalizado e desprezado.
Por fim, o Papa encorajou os bispos a "levarem adiante o compromisso a favor do caminho ecumênico e do diálogo inter-religioso”. E agradeceu “pela contribuição que dão para uma maior comunhão entre os diversos movimentos eclesiais".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário