domingo, 29 de março de 2015

A Espanha propõe que a Semana Santa seja reconhecida como patrimônio da humanidade

O plenário do Senado espanhol aprovou nesta quarta-feira uma moção apresentada pelo Grupo Parlamentar Popular para instar o governo “a apoiar e defender nas instâncias internacionais oportunas a candidatura da cultura da Semana Santa na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco”.
A iniciativa foi defendida pelo senador Alberto Gutiérrez, porta-voz de Cultura do Grupo Parlamentar Popular, e destaca o impacto turístico e econômico da Semana Santa e das procissões de irmandades e confrarias que se realizam há séculos na Espanha.
Gutiérrez ressalta que a riqueza cultural de um país vai além da sua literatura, monumentos e expressões artísticas. “O que tentamos proteger com esta moção é esse patrimônio que vem sendo transmitido de geração em geração”, explicou. A Semana Santa na Espanha é uma tradição que faz parte da história local e cria entre as pessoas “laços que vão formando a memória viva de um povo”.
O senador recordou também que “a Semana Santa gera milhares de empregos no país, já que o turismo cultural tem grande repercussão no mercado de trabalho”. Só neste ano, a Espanha atraiu 32 milhões de turistas culturais, número 11% maior que o do ano anterior.
O porta-voz da Cultura observa ainda que as procissões da Semana Santa são uma exibição de riqueza musical e artística, que dão à celebração um valor reconhecido internacionalmente. “Não podemos esquecer que a celebração da Semana Santa de algumas cidades espanholas conta com a declaração de Bem de Interesse Cultural, o que lhe dá mais proteção, ou de Bem de Interesse Turístico, o que lhe proporciona uma promoção maior”.
A Semana Santa é uma das festividades mais autênticas, emotivas e antigas da Espanha. As ruas da maioria das cidades e povoados viram cenários devocionais em que se misturam o recolhimento religioso, a música, a arte, o colorido das procissões e os desfiles solenes em que numerosas pessoas acompanham as imagens de Jesus e da Virgem Maria.
Toda a Espanha comemora a Semana Santa com características próprias de cada região. Além de enraizada no imaginário popular há séculos, a celebração é muito vinculada com a arte. Há imagens e ícones religiosos talhados com realismo e maestria por escultores célebres como Juan de Juni, Pedro Berruguete e Gil de Siloé. Estas obras excepcionais da arte religiosa espanhola, muitas delas com mais de cinco séculos, saem às ruas para ser contempladas por milhões de pessoas que as admiram com fervor e respeito.
A lista de Bens Imateriais da Unesco foi criada em 2009 e já inclui quase 300 manifestações culturais de todo o mundo.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário